segunda-feira, 23 de setembro de 2019

INFERNO – UM INTERLÚDIO EXPRESSIONISTA


 
        André Garolli sabe conduzir elencos numerosos, haja vista o bem sucedido projeto Homens ao Mar, uma trilogia de trabalhos inspirados na peças do mar de Eugene O’Neill (1888-1953): Rumo a Cardiff (2003), Zona de Guerra (2006) e Longa Viagem de Volta Pra Casa (2007).
        Com elencos menores e sempre com a Cia. Triptal criou o projeto Homens à Deriva com quatro peças, sendo duas de Tennessee Williams (1911-1983).
        Agora chegou a vez de montar um Tennessee Williams com grande elenco. Trata-se de peça pouco conhecida do dramaturgo americano escrita em 1938 com o título irônico de Not About Nightingales (Não É Sobre Rouxinóis). Baseada em fatos reais a peça se passa em uma prisão americana onde os presos são submetidos a maus tratos sob as ordens de um chefe de prisão violento. Esse chefe tem auxiliar submisso que é um preso à espera da liberdade e uma secretaria que não se submete aos seus desmandos. Há certo tom maniqueísta na peça, onde o chefe é o grande vilão e ou outros são muito bons e donos da razão. Esse aspecto inerente ao texto, não é amenizado pela direção, que de resto faz excelente trabalho de conjunto.
        Fabrício Pietro tem forte presença cênica e é um bom ator, mas sua atuação acaba sendo um pouco over e muito gritada, para dar conta das maldades da sua personagem. Camila dos Anjos empresta seu talento e delicadeza para a personagem da secretaria e Athos Magno tem ótima participação como “mocinho” da história, o auxiliar que acaba se revoltando e tem gestos de heroísmo ao final da peça. Excelente a participação de Lucas Guerini, ator que abre e fecha o espetáculo com textos de sua autoria.
        Os melhores momentos da peça estão nas cenas de conjunto onde um grupo de 30 atuadores representam os presos. A cenografia de Garolli e Cézar Rezende é composta de cadeiras que ora servem de grades da prisão e ora são trincheiras.
        A vasta ficha técnica do espetáculo mostra o cuidado com a produção do mesmo.

        INFERNO encerrou a primeira temporada no domingo (22/09) no Teatro João Caetano, mas deve retornar em breve na Cia. da Revista. FIQUE DE OLHO!

        23/09/2019

 

 

 

Um comentário: