segunda-feira, 17 de maio de 2021

QUANDO NOSSO CÉREBRO DÁ UM NÓ!

 

Existem duas fotos emblemáticas da participação de nossas bravas atrizes na passeata do Movimento Contra a Censura ocorrida no Rio de Janeiro no mês de fevereiro do turbulento ano de 1968. Um mês depois em 28 de março o estudante Edson Luís de 18 anos é assassinado por policiais militares no restaurante Calabouço; em 26 de junho acontece a passeata dos cem mil e em 13 de dezembro a ditadura responde com a truculência de sempre editando o famigerado Ato Institucional número 5, que o atual presidente do Brasil e seus filhos tanto cultuam e querem trazer de volta!!

Ontem ao escrever a matéria sobre a partida de Eva Wilma, lembrei-me de sua participação na passeata do Movimento Contra a Censura e ao fazer referência a isso coloquei uma das fotos (Foto 1) pensando na outra (Foto 2). O texto referia-se à foto 2 e algumas das atrizes citadas não estavam na foto 1. Bela confusão, hein! O mais engraçado é que eu revi a matéria várias vezes e não percebi o erro, tão pouco o perceberam algumas pessoas que leram o texto. Só no final do dia ao ver os comentários no blog, li aquele do Sr. Paolino Raffanti observando o fato. Imediatamente corrigi o erro na matéria e enviei uma mensagem de agradecimento ao Sr. Paolino que assim contribuiu para que o nó ficasse apenas na minha cabeça.

Ruth Escobar, como citei na matéria, não aparece em nenhuma das fotos, mas tudo indica que ela esteve presente na manifestação.

Então, vamos lá:

 FOTO 1: Da esquerda para a direita: Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara, Norma Bengell e o braço da Cacilda Becker.

FOTO 2: Da esquerda para a direita: Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara, Norma Bengell e Cacilda Becker.

Desfeito o engano, agora estou em paz em relação à minha contribuição à memória do teatro brasileiro.

VIVA TODAS ESSAS BRAVAS GUERREIRAS! 

O TEATRO NOS UNE

O TEATRO NOS TORNA FORTE

VIVA O TEATRO! 

17/05/2021

3 comentários:

  1. VIVA O TEATRO E VIVA A CULTURA! ABAIXO A DITADURA E A CENSURA!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Ruth Escobar seja a última, de mãos dadas com Norma Bengell.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Jacy. É a Cacilda Becker (muita gente já fez essa confusão).

      Excluir