sexta-feira, 29 de julho de 2022

BATA ANTES DE ENTRAR

 

Foto de Ronaldo Gutierrez

São inúmeros os exemplos de peças dentro da dramaturgia contemporânea que têm em sua trama familiares ou amigos que se juntam por algum motivo em um encontro que começa suavemente, mas, aos poucos, verdades e traumas antigos vão se revelando e a reunião se torna uma verdadeira lavagem de roupa suja com revelações surpreendentes por parte de todos os presentes e geração de muitos conflitos.

Closer (Patrick Marber), Jantar Entre Amigos (Donald Margulies), Agosto (Tracy Letts), Deus da Carnificina (Yasmina Reza), Qual o Nome do Bebê? (Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière) são alguns títulos que têm esse enredo, todos eles tendo como matriz Quem Tem Medo de Virginia Woolf de Edward Albee, escrita em 1962.

No cinema, um bom exemplo é Parente É Serpente de Mario Monicelli.

Eis que no cenário paulistano surgem, quase simultaneamente, duas peças de autores brasileiros tratando do tema por caminhos diametralmente opostos: enquanto Dan Rosseto explora o humor mais explícito com Feliz Dias Mães, Paola Prestes envereda por caminhos mais sofisticados com seu Bata Antes de Entrar.

A ação se passa no apartamento de Tereza, um dia após o seu pai se suicidar. Em uma longa cena inicial ela conversa com a filha Beatriz sobre os relacionamentos de ambas. Tomam vinho e Tereza prepara sanduiches. A chegada do ex-marido Jaime, que está prestes a se casar novamente, desencadeia todos os conflitos. Mais tarde o filho caçula Kiko chega e novas verdades vêm à tona até o final relativamente feliz e conciliador onde Tereza sonha em ir para Veneza.

A encenação de Eduardo Tolentino de Araújo recria no novo Espaço LAB do Teatro Aliança Francesa, a sala e a cozinha do apartamento de Tereza e a proximidade do público com a cena faz com que o mesmo se sinta testemunha do que está acontecendo; as interpretações naturalistas do elenco colaboram para que essa fusão aconteça.

Victor Hugo Sorrentino tem uma pequena, mas correta participação como Kiko e Karen Coelho interpreta Beatriz, chamando a atenção mesmo quando, sem estar falando, reage às discussões de seus pais.

Norival Rizzo está muito à vontade como Jaime e Clara Carvalho tem mais um grande momento de sua brilhante carreira como Tereza.

Se a trama da peça de Paola Prestes não traz novidades, por outro lado vale ressaltar a riqueza e a agilidade de seus diálogos, fato ainda mais surpreendente quando se sabe que é sua primeira incursão em um texto teatral.

Bom texto contado criativamente por um excelente elenco: marca registrada das encenações de Tolentino. Está instaurada a magia do teatro.

BATA ANTES DE ENTRAR está em cartaz no Espaço LAB do Teatro Aliança Francesa até 28/08/2022 de quinta a sábado às 20h30 e domingos ás 18h30.

FELIZ DIA DAS MÃES está em cartaz no Teatro Morumbi Shopping às sextas e sábados às 20h e aos domingos às 19h até 28/08/2022 

29/07/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário