segunda-feira, 18 de julho de 2022

LONGA JORNADA NOITE ADENTRO

 

Sabe-se que Longa Jornada Noite Adentro é uma peça autobiográfica e que o autor, o dramaturgo norte americano Eugene O’Neill (1888-1953), é nela retratado por meio do personagem Edmund, o filho caçula dos Tyrone; por isso é muito significativa e interessante a ideia do diretor Sergio Módena de abrir o espetáculo com Edmund lendo a mensagem que O’Neill escreveu para sua esposa Carlota, dedicando a peça a ela no dia em que comemoraram o décimo segundo aniversário de casamento. Em seguida o ator retira lentamente o véu que cobre o cenário para desvendar para o público o o doloroso passado da família Tyrone. Emocionante demais.

Por ser tão linda e esclarecedora, reproduzo aqui a dedicatória: “Carlota, minha querida, entrego-lhe os originais desta obra de velho sofrimento, escrita com lágrimas e sangue. Dom este que parece tristemente inadequado num dia em que só se deveria comemorar a felicidade. Mas você compreenderá. Quero que seja ele uma homenagem ao seu amor e à sua ternura, que me restituíram a fé no amor, o que permitiu finalmente afrontar os meus mortos e escrever este drama...escrevê-lo com profunda piedade, compreensão e perdão para os quatro angustiados Tyrone

Quem assistir a esse gigante da dramaturgia mundial nessa leitura cênica apaixonada de Sergio Módena compreenderá cada palavra dessa dedicatória.

Não há deslizes nem arestas na encenação.

Em primeiro lugar cumpre notar o excelente aproveitamento do espaço cênico do Tucarena (talvez o melhor até hoje), os atores deslocam-se para todos os lados e realizam várias falas de perfil, contemplando o ouvir e o ver de todo o público. Para tanto contribui o belo cenário de André Cortez. A iluminação de Aline Santini é de uma beleza ímpar, reforçando a emoção de cada cena. Some-se a isso os figurinos bonitos e discretos assinados por Fabio Namatame.

O original de O’Neill tem quatro atos que vão desde a manhã até a meia noite de um mesmo dia. A encenação de Módena é corrida, sem intervalos, e não deixa clara a passagem do tempo.

Um elenco harmonioso e mais que talentoso desloca-se nesse ambiente para contar o que ocorre nesse dia da trágica família Tyrone.

Em pequena, mas significativa intervenção, Mariana Rosa interpreta Cathleen, a empregada da família.

Gustavo Wabner tem estilo e presença como o filho mais velho Jamie.

Uma excelente surpresa é Bruno Sigrist que amplia a importância de seu personagem Edmund. Há uma cena memorável entre ele e o pai no início do quarto ato, onde Edmund inclusive rememora seus tempos de vivência no mar (referência clara à realidade do autor que rendeu várias peças curtas do chamado ciclo do mar).

Surpresa nenhuma é o talento de Luciano Chirolli. Interpreta o patriarca James Tyrone com muita energia, sem deixar de transparecer a fragilidade e a insegurança da personagem: um velho ator frustrado e incapaz de enfrentar os dramas de sua família.

Com toda admiração que tenho por Ana Lucia Torre (sou testemunha de sua brilhante estreia no teatro em 1965 como a “Mulher da Janela” em Morte e Vida Severina) estava temeroso em relação à sua Mary Tyrone; afinal eu havia assistido à memorável interpretação de Cleyde Yaconis em 2003 e sabia da imensa dificuldade de interpretar essa que é uma das personagens mais complexas da dramaturgia mundial. Pois, Ana Lucia Torre está, nada mais, nada menos, que ARREBATADORA. Sua Mary exala a solidão, a melancolia, a fragilidade e a humanidade exigidas pela personagem. Mesmo quando não está falando, fica difícil desviar o olhar de suas expressões de reação à fala das outras personagens. Um grande momento de uma grande atriz que, com certeza, entra para a história do nosso teatro.

Toda essa harmonia cênica deve-se à brilhante direção de Sergio Módena, outro grande trunfo desse emocionante e imperdível espetáculo.

A produção impecável é da Morente Forte, cujo único e imperdoável deslize é disponibilizar o belo e elucidativo programa apenas por meio dos deploráveis QR codes. 

LONGA JORNADA NOITE ADENTRO está em cartaz no Tucarena até 28 de agosto, com sessões às sextas e aos sábados às 20h30 e aos domingos às 18h30.

18/07/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário