quinta-feira, 14 de julho de 2022

O SUICÍDIO MAIS BONITO DO MUNDO

 

O que leva uma pessoa a se suicidar ou a “ser suicidada”?

- Evelyn McHale, aos 24 anos, atirou-se do 86º andar do Empire State Building de Nova York em maio de 1947. Após 170 metros de queda livre, caiu sobre uma limusine. O semblante suave e a aparência e a posição do corpo sobre o carro fizeram com que seu ato, eternizado em uma foto de Robert Wiles, fosse chamado de o suicídio mais bonito do mundo. Não existem evidências das razões que levaram Evelyn a cometer o suicídio.

- Elena Andrade foi encontrada morta aos 20 anos pela sua mãe no seu apartamento também em Nova York em 1990.

- Mariana Nunes em 2022, entremeia as ações dessas duas suicidas com memórias pessoais para compor a dramaturgia de um dos mais comoventes espetáculos vistos em nossos palcos nos últimos tempos.

A representação da queda de Evelyn é mostrada em três momentos da peça, sendo talvez a mais pungente aquela em que a atriz manipula um boneco. O espetáculo inicia e termina com Mariana no chão na mesma posição em que Evelyn foi encontrada. Na cena final também é mostrada a icônica foto de Robert Wiles projetada ao fundo do palco sobre as caixas de papelão que compõem o cenário.


Dirigida com mão de mestre por Fabiano Di Melo, Mariana realiza verdadeiro tour de force manipulando objetos de cena e microfones, realizando belíssimas coreografias e, principalmente, interpretando as várias facetas exigidas pelo seu complexo e belo texto.

Tudo funciona nesse excelente trabalho da dupla Mariana/Fabiano: dramaturgia, direção, atuação, assim como cenografia, figurino e iluminação. Destaque para as significativas pinturas de Welton Salles que têm papel importante em alguns momentos do espetáculo. A notar também a trilha sonora, em grande parte com músicas de Philip Glass que se encaixam como luvas nas ações apresentadas.

A peça não responde à pergunta que abre esta matéria, mas nos faz refletir sobre como olhar mais atentamente para nossos pais, nossos filhos, nossos amigos, nossos vizinhos e para nós mesmos. Convenhamos que isso não é pouco. 

O SUICÍDIO MAIS BONITO DO MUNDO faz sua última apresentação hoje, dia 14/07, no Teatro de Contêiner Mungunzá, dentro da mostra SOLO DE MULHERES.

ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL. 

14/07/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário