O
close é poderoso recurso que tem o cinema para registrar a emoção dos atores e
provocar a emoção no espectador. Boa parte do filme Foi Apenas Um Sonho (2008) de Sam Mendes concentra-se nas
expressões faciais de Leonardo DiCaprio (Frank) e de Kate Winslet (April)
amplificadas pelo uso do close.
A
peça Jardim de Inverno é baseada no
livro Revolutionary Road de Richard Yates,
o mesmo no qual o filme acima citado foi baseado e Fabricio Pietro e Andréia
Horta interpretam as personagens do casal Frank e April. Sem o recurso do close
cabe a eles transmitir as emoções da história pelos recursos de interpretação
teatral (gestos e vozes), auxiliados pelos outros elementos que compõem a linguagem
teatral: cenografia, iluminação, trilha sonora e, principalmente, pelo fato exclusivo
do teatro de estar realizando aquela cena aqui e agora. Fabrício Pietro é
versátil ao demonstrar muita energia ao “machão” que considera o homem como o
único provedor da casa e ao mesmo tempo muita fragilidade em relação às
adversidades que a vida lhe impõe. A personagem mais importante da peça é
April, pois são suas ações que norteiam as mudanças na trama. Andréia Horta,
que foi uma inesquecível Elis no cinema, tem uma interpretação contida
ressaltando mais o servilismo do que as iniciativas de April. Talvez por seus
trabalhos na televisão, a voz da atriz poucas vezes sai do palco para atingir o
fundo da plateia, dificultando o entendimento de algumas de suas falas.
Pietro
nos disse que tem o projeto de montar esse texto há dez anos e tudo leva a crer
que esse desejo tenha surgido após assistir ao filme de Sam Mendes, com o qual
a adaptação teatral se assemelha bastante.
Marco
Antônio Pâmio mais uma vez realiza uma bem sucedida encenação e é aquela que mais
se aproxima de sua premiada Assim É (Se lhe Parece). O início da peça com
todo o elenco no palco é belíssimo e com o auxílio da direção de movimento de
Marco Aurélio Nunes a cena se assemelha a um balé. Todas as cenas de conjunto
(a plateia aplaudindo a peça de April, as entradas e saídas do elevador do
trabalho de Frank, as mudanças dos objetos de cena) são extremamente bem
realizadas e sincronizadas dando um aspecto coreográfico à cena. Para tanto
Pâmio conta com a cenografia clean de
Marisa Rebollo, os figurinos de Flaviana Bernardo, a iluminação de Wagner
Antônio e a linda trilha sonora por ele escolhida toda calcada no cancioneiro
popular norte americano da década de 1950, época em que se passa a peça. Pâmio
dribla os momentos em que a trama tende para o melodramático com sugestivos
congelamentos dos movimentos dos atores e as intervenções dos suburbanos
vizinhos do casal também amenizam o clima triste que domina quase toda a peça.
Erica
Montanheiro, Martha Meolla e Iuri Saraiva são os principais destaques do elenco
coadjuvante com excelentes momentos individuais, sendo que Iuri arranca
aplausos do público em cena aberta por conta da interpretação da personagem John,
considerado desequilibrado, mas o mais lúcido de todas elas e responsável por
escancarar a verdade para o casal Wheeler.
O
título do romance (Revolutionary Road)
refere-se tanto à rua onde mora o casal como a um irônico “caminho
revolucionário” desejado, mas nunca percorrido pelo casal. Foi traduzido como Foi Apenas Um Sonho para
o português. A versão teatral optou por Jardim
de Inverno que a meu ver não tem
muito a ver com a história.
13/10/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário