Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2023

ASSIM CAMINHA NOSSA CULTURA...OU RASTEJA?

 

Sabe aquele jogo de tabuleiro que em um lance você pode avançar uma casa e na jogada seguinte tem de retroceder três casas? Com a nossa cultura acontece exatamente a mesma coisa com o dado sempre caindo no lugar que é preciso VOLTAR PRA TRÁS. A diferença é que o jogo é de azar e o retrocesso de nossa cultura acontece por conta de incompetência e do valor do dinheiro no perverso capitalismo neo liberal em que nossa sociedade está afundada. 

No final de 2022 tivemos a notícia alvissareira de que o SESC incorporou em suas atividades o que restou do prédio do icônico Teatro Brasileiro de Comédia e o fará renascer até 2030. Avanço de uma casa!

 

Enquanto isso recebia-se a notícia do fechamento do belíssimo Teatro Alfa, palco de grandes eventos como peças de teatro, musicais, concertos e a especialíssima Temporada de Dança que acontecia anualmente na primavera e contou com a presença constante do Grupo Corpo, da Companhia de Deborah Colker, como também de prestigiadas companhias internacionais como a Tanztheater Wuppertal de Pina Bausch. Palco que Pina Bausch pisou para nós é sagrado, não é, João Carlos Couto, meu querido Janjão? Retrocesso de uma casa.


 

Agora em pleno Carnaval, materializam-se mais dois retrocessos, que já tinham a morte anunciada. 

O Espaço Itaú de Cinema Augusta Anexo vai fechar para dar lugar a mais um prédio comercial.

O Espaço abriga dois pequenos e aconchegantes cinemas, sendo que um deles, com apenas 33 confortáveis poltronas, se assemelha à sala de estar da nossa casa. Quantos e quantos filmes de arte assisti nesses dois cinemas.

O Café Fellini decorado com posters dos filmes do grande cineasta italiano e sempre com flores nas mesas oferece sempre com muita gentileza e sorriso o café e as deliciosas tortas feitas ali mesmo, sendo que o banoffee é irresistivelmente tentador! Papos intermináveis e até reuniões aconteceram muitas vezes nesse também aconchegante espaço. O Café Fellini é tão acolhedor que mesmo que se assistisse a um filme nas salas maiores do outro lado da rua, o cafezinho era desse lado.

Toda essa maravilha é pouco. O complemento do Espaço é um belíssimo jardim com cadeiras e mesas, muito verde e uma centenária árvore no meio.

Pois é, toda essa maravilha será exterminada nos próximos dias.




O último retrocesso vem do fechamento da Livraria Cultura que além de ser uma grande perda para quem ama os livros, leva consigo o Teatro Eva Herz cuja excelente programação com curadoria do incansável e guerreiro André Acioli fará muita falta à cidade.


 

QUE PENA, MEU BEM, QUE PENA! como diria Heloisa de Lesbos em O Rei da Vela!!

 

11/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário