Páginas

domingo, 16 de abril de 2023

INVERNO

 

Como dramaturga Eloisa Vitz é incansável: nos últimos oito anos completou sua tetralogia filosófica (Amor, Fortuna, Graça e Gloria) e já está na metade da tetralogia das estações do ano (Verão e Inverno), todas elas produzidas, encenadas, dirigidas e interpretadas por ela, sendo que em muitas das montagens assina também a trilha sonora e a iluminação, numa espécie de um “Charlie Chaplin faz tudo” do nosso teatro. Só para lembrar Eloisa ainda tem em seu currículo outros títulos e muitas peças infantis, perfazendo um total de 14 títulos e vem aí Outono e Primavera para completar a nova tetralogia.

Para a realização desses trabalhos, apresentados no aconchegante Teatro do Sol em Santana, Eloisa conta com suas e seus fiéis companheiras e companheiros do Grupo Gattu Miriam Jardim, Mariana Fidelis, Lilian Peres e Daniel Gonzales.

Agora chegou a vez de Inverno estreado na última sexta-feira, dia 14 de abril.

        A peça segue o estilo leve e bem humorado da dramaturga, mas não deixa de tocar em assuntos sérios como a fome, a diferença de classes, a situação dos desfavorecidos pela sorte e a arrogância dos poderosos.

        Tudo se passa nos bastidores do poder em uma cozinha do século XVII onde os servidores de um Duque tramam ingenuamente uma revolução, enquanto são oprimidos por seus patrões e pela igreja, aqui representada por um bispo lascivo e perverso.

        O criativo cenário de Heron Medeiros escancara as paredes laterais do teatro fazendo com que o público visualize a cidade lá fora para reforçar a atemporalidade dos fatos tratados.

        Daniel Gonzales empresta seu talento para o engraçado Florian, que insiste em dizer que é delicado como a flor que carrega em seu nome, mas vive correndo atrás de uma saia; muito humor também está presente na composição de Josephine representada com brilho por Lilian Peres; Miriam Jardim, sempre poderosa, é a cozinheira Margot; completa a lista de serviçais a dama de companhia Emma numa interpretação surpreendente da bela Mariana Fidelis. Isaque Patrício representa Henri, um intermediário entre os poderosos e os empregados e Ricardo Teodoro tem muita energia como o capataz.

        Você deve pensar que, como eu imaginei, Eloisa Vitz reservou para si a personagem de uma bela duquesa. Ledo Engano. Sua hilária entrada em cena demonstra sua versatilidade como atriz e sua capacidade de nos fazer rir com os desmandos de quem detém o poder.

        O simpático acolhimento, uma característica do Grupo Gattu, mais uma vez está presente nesta temporada recém iniciada e ainda sem data para terminar.

        O teatro não fica muito longe da estação de metrô Santana e posso garantir que uma ida até lá vai lhe reservar boas surpresas.

        INVERNO tem sessões às quartas e quintas às 20h, às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h. O Teatro do Sol fica na Rua Damiana da Cunha, 413 em Santana. Entrada gratuita. Reservas: (11)95679-2526 e (11)3791-2023.

        16/04/2023 

Um comentário:

  1. Estou amando seus textos, não saio mais para o Teatro sem conferir as suas dicas!! <3

    ResponderExcluir