Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

GUARÁ VERMELHA

 

No início de 2019, quando revi Ledores de Breu, o querido Dinho Lima Flor me recomendou vivamente o livro O Voo da Guará Vermelha de Maria Valéria Rezende (1942), e como recomendação do Dinho não é coisa que se descarta, comprei, li e adorei o romance que envolve o trabalhador e contador de histórias Rosálio e a puta Irene. Tive a certeza que um dia essa história seria transformada em uma peça de teatro da Cia. do Tijolo e isso acaba de acontecer. A peça está em cartaz no Sesc Avenida Paulista desde 29/09.


Dirigido com muito amor e muito talento por Dinho, o espetáculo tem como protagonistas os excelentes Karen Menatti como Irene e Rodrigo Mercadante como Rosálio, mas como todo bom teatro de grupo, a encenação permite excelentes momentos para todo o elenco, inclusive para os músicos.

Thaís Pimpão é a engraçada e humana Anginha, companheira de zona de Irene; Danilo Nonato deslumbra com suas mirabolantes coreografias; May Tuti encanta em vários momentos com sua bela voz e brilha como Floripes ao lado de João dos Ais vivido por Jonathan Silva, outra linda voz, também autor das canções do espetáculo; tem também Lucas Vedotto e Artur Mattar em ótimas participações e a grande surpresa que é a exuberante Odilia Nunes, atriz pernambucana, responsável por grandes e engraçados  momentos do espetáculo. Importante mencionar também a participação dos músicos Maurício Damasceno, Marcos Coin e Nanda Guedes. Sem esquecer da presença marcante da autora, representada por um grande boneco que enfeita a cena em vários momentos.

A direção musical é assinada por William Guedes.

Mesmo tratando/denunciando importantes assuntos sociais que levam à reflexão, como analfabetismo, prostituição e desigualdade social, o espetáculo é PURA EMOÇÃO e é difícil conter as lágrimas em vários momentos.

O mote principal da peça é a relação afetiva entre Rosálio e Irene, mas as histórias que ele conta a ela, permeiam toda a ação dessa belíssima montagem da Cia. do Tijolo que prova que na presença da arte você sempre terá tempo.

Guará Vermelha deveria sair de cartaz no dia 29/10, mas teve sua temporada prorrogada por mais uma semana, até 05/11 com sessões de quarta a sábado às 19h30 e aos domingos às 18h.

CORRA PARA VER, É LINDO DEMAIS!

 

26/10/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário