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domingo, 23 de junho de 2024

A MENINA ESCORRENDO DOS OLHOS DA MÃE

 

Esse título comercialmente atrativo, mas estranho, remete talvez ao ato do parto quando a criança escorre para o  mundo através do ventre da mãe. Na verdade, o que importa nessa emocionante peça é a relação que escorre entre mães e filhas.

O primeiro grande mérito da dramaturga Daniela Pereira de Carvalho é inserir na ação principal (relação entre mães e filhas) assuntos importantes como a homofobia, o processo de adoção, o aborto e a posição da mulher na sociedade patriarcal. Convenhamos que não é pouco.

O outro grande mérito é a forma que ela encontrou de contar a história. Em recurso dramatúrgico criativo, Daniela situa as ações em dois tempos distintos.

No primeiro, Elisa, uma mãe de 70 anos (Guida Vianna) reúne-se com sua filha Antonia de 50 anos (Silvia Buarque) para tentar quebrar o gelo presente na relação entre elas. A filha, após um longo silêncio resolve contar que teve uma filha há 30 anos que deu para adoção, fato que provoca uma reação violenta da mãe.

O segundo tempo se passa 20 anos depois, Antonia agora com 70 anos (Guida Vianna) vai ao sul conhecer Helena, a filha que entregou para adoção (Silvia Buarque) e esta rejeita uma maior aproximação entre elas.

Essa troca de papeis entre as atrizes e as interpretações das mesmas cria um benéfico distanciamento que evita que o drama apresentado se transforme em um melodrama, mas ao mesmo tempo faz com que a emoção floresça no público.

Guida Vianna, grande atriz brasileira, infelizmente pouco presente nos palcos paulistanos, nos brinda com duas interpretações estupendas: extrovertida e pró ativa como a mãe Elisa e contida e calma como a filha Antonia.

Silvia Buarque tem talento à altura de sua companheira de cena vivendo a contida Antonia na primeira parte e a descontraída Helena na segunda.


Não se trata de um duelo de talentos, mas sim de um jogo cênico onde uma atriz complementa a outra nos diálogos ágeis de Daniela Pereira de Carvalho. Um verdadeiro privilégio para quem tem oportunidade de testemunhar esses momentos do mais puro teatro.

A direção de Leonardo Netto é focada no trabalho dessas grandes atrizes auxiliado pelo sugestivo cenário de Ronald Teixeira formado por um vasto espelho ao fundo, cadeiras e muita folha seca no chão. A iluminação de Paulo Cesar Medeiros direciona o foco nos monólogos das personagens.

Talvez seja cedo para afirmar, mas arrisco dizer que estamos diante do melhor espetáculo do ano.

        Vai ser difícil suplantar a qualidade da perspicaz dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho, da excelente tradução cênica de Leonardo Netto que nunca resvala para o melodramático e da presença luminosa em estado de graça de Guida Vianna e Silvia Buarque.

        A MENINA ESCORRENDO DOS OLHOS DA MÃE está em cartaz no SESC Pinheiros SOMENTE até 27 de julho com apenas três sessões por semana (quinta a sábado às 20h).

        VOCÊ VAI PERDER ESSE MOMENTO MÁGICO DE PURO TEATRO?

        23/06/2024

 

 

 

 

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