O evento MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes
Cênicas de Santos realizado pelo Sesc está em seu quarto dia. Até o momento, assisti a sete espetáculos e já
fui testemunha de três grandes momentos de estilos bastante diversos:
A Reunião - Foto de Jorge Becker
A REUNIÃO: Há
cerca de dois anos o grupo chileno Teatro
em el Blanco apresentou-se em São
Paulo com duas peças escritas e dirigidas por Guillermo Calderón : Neva e Diciembre.
Espetáculos memoráveis, em especial Neva,
que tratava das relações entre três atores durante ensaio em São Petersburgo em
uma noite onde há grande agitação nas ruas, logo após a morte de Tchekhov. A
atriz Trinidad González tinha uma participação marcante como a viúva do
dramaturgo, Olga Knipper. Calderón deixou o grupo e Trinidad assumiu a
liderança escrevendo, dirigindo e atuando nesta A Reunião, apresentada no final de semana no MIRADA. Estreia
marcante como dramaturga e encenadora e reafirmação de um grande talento
interpretativo. Trinidad representa a Rainha Isabel da Espanha num embate com
Cristovão Colombo que foi aprisionado por abuso de poder. Diálogos ágeis e
cortantes num teatro essencialmente de palavras (pouca movimentação cênica,
cenário mínimo) onde a presença do ator faz o espetáculo. Trinidad revela todo
seu talento de atriz nas falas e principalmente nos silêncios e é bem
coadjuvada por Nicolas Pavez, um Colombo a princípio claudicante, mas que vai
se apossando da situação ao longo da trama. Unanimidade entre os poucos
privilegiados que o assistiram (foram só duas apresentações em um auditório com
cerca de 100 lugares), este foi um dos grandes momentos do MIRADA 2014.
Irmãos de Sangue - Foto de Xavier Cantat
IRMÃOS DE SANGUE
da companhia carioca Dos à Deux vai
no caminho oposto, contando sem nenhuma palavra a história de uma mãe e seus
três filhos. Teatro gestual com iluminação precisa fazendo uso de muitos
objetos que ilustram a ação e de trilha sonora especialmente composta para o
espetáculo. Muito poético o espetáculo tem um dos inícios e finais mais bonitos
já vistos em palcos brasileiros (a aproximação e o afastamento dos irmãos numa
plataforma giratória). Mais um espetáculo obrigatório concebido pela dupla
André Curti e Artur Ribeiro.
Utopia - Foto de David Ruano
UTOPIA . Espetáculo de dança flamenca concebido pela
dançarina espanhola María Pagés com toques de dança contemporânea (Jerome
Robbins/Bob Fosse), usando além das tradicionais guitarras e cantores
flamengos, cello e um cantor brasileiro. O espetáculo é inspirado em Oscar
Niemeyer e o cenário reproduz suas linhas e curvas. Os números de conjuntos são
arrebatadores nos sapateados e palmas. Solos soberbos de María Pagés entre os
números coletivos. Um espetáculo de dança arrebatador que se constitui no
terceiro grande momento do Festival.
Outros momentos: A
IMAGINAÇÃO DO FUTURO da Compañia La
Resentida do Chile faz uma revisão politicamente incorreta dos últimos dias
do governo socialista de Salvador Allende que é mostrado como marionete viciado
em cocaína e bastante covarde no momento em que o Palacio De la Moneda foi invadido pelos militares no dia 11 de
setembro de 1973 de triste lembrança. Talvez pela visão romântica e obviamente
distante que tenho de Allende fiquei perplexo pelo espetáculo que me parece transmitir
a ideia de que a ditadura de Pinochet só existiu por causa do governo (sem
dúvida utópico) de Allende. Espetáculo polêmico e, a meu ver, equivocado, apesar
do bom trabalho dos atores. CHAPEUZINHO
GALÁCTICO é uma performance do grupo espanhol Insectotròpics, integrando várias linguagens e com um som
ensurdecedor. 13 SONHOS de grupo
colombiano Teatro Odeon procura trazer uma atmosfera de sonho para a cena: são
várias instalações (umas melhor realizadas que as outras) criando situações
oníricas. Espetáculo que privilegia a forma em relação ao conteúdo. MATÉRIA PRIMA do grupo espanhol La Tristura discute juventude e
maturidade sob o ponto de vista de quatro pré-adolescentes. Ideia interessante
que não se realiza em cena.
Além dos espetáculos o Sesc deu às atividades formativas destaque
muito especial proporcionando debates e discussões sobre o fazer teatral, mas
esse é outro assunto que fica para uma próxima vez.
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