Páginas

domingo, 27 de outubro de 2019

AS CRIANÇAS



 
        As minhas expectativas em torno de As Crianças giravam em torno do diretor Rodrigo Portella, de quem já havia assistido ao poderoso Tom na Fazenda e do elenco: pelo retorno de Analu Prestes aos palcos paulistanos, pela presença de Andrea Dantas que eu não conhecia, mas de quem tinha ouvido falar pelas crônicas do saudoso Patrício Bisso e pelo sempre talentoso Mário Borges. Da autora eu não sabia nada e o título da peça não me parecia muito promissor.
        A autora Lucy Kirkwood é uma inglesa de apenas 35 anos e parece ter uma carreira promissora segundo os dados que constam no programa, tendo iniciado suas incursões dramatúrgicas aos 21 anos em 2005.
        A peça As Crianças começa leve como uma comédia de costumes onde um casal recebe a visita de uma velha amiga e companheira de trabalho em uma Usina Nuclear onde os três trabalharam.
        Antigas relações mal resolvidas, um tsunami que provoca acidente nuclear na Usina, a poeira atômica invadindo o ambiente e uma proposta feita pela visitante são fatos que se somam para criar o quase pesadelo em que a ação se transforma. Muito bem escrito, o texto surpreende tanto pelo conteúdo como pela forma não linear.
        Analu Prestes volta a São Paulo depois de cerca de 40 anos com uma interpretação cheia de nuances e significativos silêncios durante os quais não se consegue despregar os olhos dela. Uma verdadeira filigrana a ser apreciada com muito respeito e admiração.
        Andrea Dantas tem uma interpretação bastante objetiva e tem excelentes momentos nos diálogos com seus parceiros de cena.
        Com sua habitual e forte presença, Mario Borges dá vida à personagem do marido e amante.
 
 
        A direção de Rodrigo Portella é limpa e direta como pede o texto, dispensando grandes recursos cenográficos e de iluminação, deixando tudo por conta da imaginação do espectador como ele escreve no programa, numa clara alusão ao prólogo de Henrique V de Shakespeare.
        Tudo funciona em As Crianças, resultando em um dos melhores e mais fortes espetáculos que passaram pelos palcos da cidade nesta temporada que já vai chegando ao fim. A peça fez carreira brilhante no Rio de Janeiro, estando indicada a 14 prêmios. Esperemos que São Paulo descubra esse tesouro na curta temporada do mesmo por aqui.      

        AS CRIANÇAS está em cartaz no SESC 24 de Maio às quintas, sextas e sábados às 21h e aos domingos e feriados às 18h. Até 17 de novembro. NÃO DEIXE DE VER.

        27/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário