Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

HÁ DIAS QUE NÃO MORRO


 

        “Em certos dias eu morro e em outros não” ou “Faz algum tempo que não morro”. Qual dessas duas possibilidades tem a ver com o título desse espetáculo?
        Qualquer que seja, talvez o melhor significado seria “O que fazer nos dias que tenho de viver?", ou melhor, “O que eu vou fazer com o resto da minha vida?". E parece que para aquelas conformadas moças a vida vai continuar monótona, triste e repetitiva apesar de muito colorida e com manhãs sempre maravilhosas. Ou não?

        Brilhantemente concebido e dirigido por José Roberto Jardim e pelas componentes da Academia de Palhaços (Aline Olmos, Laíza Dantas e Paula Hemsi), o espetáculo tem texto de Paloma Franco Amorim e primorosas cenografia (Bijari) e iluminação (Paula Hemsi), aprofundando a belíssima experiência estética iniciada com Adeus Palhaços Mortos.
        O elenco é impecável, mas não há como não destacar as intervenções, em geral cômicas, de Laíza Dantas.
 
 
        Deslumbrante, a princípio; irritante, a seguir, pelas infindáveis repetições de texto e ação e emocionante, ao final, quando se entende as razões das repetições e do formalismo imprimido à montagem. O movimento repetitivo das atrizes exige perfeitas sincronia e continuidade na coreografia extremamente sofisticada exigida pela encenação.
        Uma atmosfera beckettiana ronda todo o espetáculo que transpira tristeza e depressão, mas que termina com uma ponta de esperança, quando as personagens se livram do cubo onde estavam confinadas e finalmente constatam que há algo diferente no ar.
        A Academia de Palhaços doravante adota o nome de ultraVioleta_s, a meu ver um nome difícil, principalmente no que se refere à escrita com minúscula no início da palavra, maiúscula no meio da palavra e ainda um underline! Enfim! Este não é o propósito desta matéria, mas fica a observação.

        HÁ DIAS QUE NÃO MORRO saiu do cartaz do SESC Pompeia em 27/10/2019, mas cumpre nova temporada no Galpão do Folias a partir de 02/11. NÃO DEIXE DE VER.

        28/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário