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quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

CODINOME DANIEL

 

        Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia vêm se especializando em original maneira brasileira de fazer teatro musical onde a forma é suporte para conteúdos sociais e políticos importantíssimos. Foi assim com Brenda Lee e o Palácio das Princesas e é agora com Codinome Daniel.

        O biografado neste novo musical da dupla é Herbert Eustáquio de Carvalho (1946-1992), jornalista brasileiro que na primeira fase de sua vida atuou como militante de esquerda no combate à ditadura civil-militar (daí seu codinome Daniel na clandestinidade) e depois foi um ativista na luta pelos direitos dos portadores de HIV/Aids.

        A peça tem início na casa dos pais de Herbert onde o jovem tímido convive com uma família alegre e feliz. A seguir, a ação se transfere para Herbert/Daniel já na clandestinidade após ter atuado como guerrilheiro. Ele continua tímido e inseguro como na primeira cena e se torna mero coadjuvante ao imaginar encontros com Wanda/Dilma Rousseff (1947-), Iara Iavelberg (1944-1971), Carlos Lamarca (1937-1971) e Zequinha Barreto (1946-1971). A mudança abrupta de cena e a continuidade das atitudes tímidas do personagem, não deixam claro para o espectador a transformação do jovem no revolucionário/guerrilheiro. A meu ver, a dramaturgia deveria dar conta desse processo.

O segundo ato começa com o exílio de Herbert em Paris onde viveu com seu parceiro Claudio onde ele trabalhou em uma sauna gay. Contaminado pelo vírus da AIDS, voltou para o Brasil onde se tornou um militante pelos direitos dos portadores do vírus da Aids e por lutar contra a “morte civil” imposta a eles. Fundou a Pela Vidda e uma das cenas mais pungentes da peça acontece quando ele faz o discurso de abertura dessa organização.

De emoção em emoção, chega-se à última cena que se passa nas proximidades do Natal na casa de seus pais. Mãe, pai, irmãos, cunhada e o parceiro fazem uma homenagem a ele, agora bastante debilitado pela doença. O narrador (que representa James Green, o biógrafo de Herbert Daniel) encerra a peça informando que três meses depois Herbert morreu.

Nesse momento não dá mais pra segurar, as lágrimas saltam aos olhos do público que aplaude emocionado o afinado elenco.

Todo o elenco interpreta e canta muito bem, mas alguns destaques precisam ser dados: Cleomácio Inácio como Lamarca, Lola Fanucchi como Iara, Fabiano Augusto como o biógrafo James Green, Davi Tápias como Herbert Daniel, principalmente no segundo ato e, por último, para dar destaque maior: Luciana Ramanzini, sempre ótima como a médica e a mãe (até um tique nervoso ela incorpora na personagem), mas estupenda como Wanda/Dilma na mais emocionante cena da peça.

A cenografia de César Costa iluminada pelo sempre competente Fran Barros serve de fundo para todos os ambientes em que se passam as ações.

As músicas de Fernanda Maia com letras de Zé Henrique de Paula executadas ao vivo, interferem harmoniosamente na ação sem interromper as intenções dramáticas.

Em uma temporada recém iniciada, Codinome Daniel já pode ser considerado um espetáculo a inscrever-se entre os melhores do ano, além de tratar de dois momentos cruciais da realidade brasileira: os desmandos e a crueldade da ditadura e os estragos provocados pela Aids.

CODINOME DANIEL está em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental às sextas, sábados e segundas às 21h e aos domingos às 19h.

Por se tratar de espetáculo relativamente longo seria interessante que os espetáculos das 21h começassem meia hora mais cedo para facilitar a vida dos espectadores que dependem de condução.

24/01/2024

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