O
curitibano Ave Lola liderado pela
irrequieta Ana Rosa Tezza tem uma curta, mas marcante trajetória. Com sede
própria na cidade de Curitiba o grupo privilegia o acolhimento, fato raro nos
teatros brasileiros. Ave Lola iniciou
suas atividades com O Malefício da
Mariposa de Garcia Lorca e seu mais recente trabalho é Tchekhov.
Um palco bonito e delicado sem cortinas é uma moldura que delimita
o espaço cênico a princípio vazio. Com o terceiro sinal as luzes da plateia se
apagam e o espaço agora iluminado vai sendo preenchido pelos atores, pelos
músicos, cenários e objetos de cena para nos encantar contando um pouco da vida
e da obra do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904).
A
dramaturga Ana Tezza alinhavou com muita criatividade o conto Aniuta, a peça A Gaivota e a correspondência trocada entre Tchekhov, Stanislavski
(1863-1938), Dantchenko (1858-1943) e Olga Knipper (1868-1959) gerando uma nova
partitura bastante autoral.
Por
outro lado, a encenadora Ana Tezza apropria-se de sua experiência com a
estética do Théâtre du Soleil e da Commedia Dell’Arte para criar uma encenação
originalíssima.
Como
uma alquimista Ana Rosa mesclou todos esses elementos que resultaram num
espetáculo absolutamente original com a marca Ave Lola.
Foto de José Tezza
A
trilha sonora criada pelo Jean-Jacques Lemêtre, compositor oficial do Théâtre du Soleil tem um papel importantíssimo
na trama e é executada ao vivo.
Foto de Felipe Guerra
Há
momentos inspiradíssimos e de rara beleza como a cena inicial sem falas dos
ciganos, os ensaios de A Gaivota
(apesar de haver certo exagero ao repetir por três vezes a tentativa das atrizes
de imitar o coachar dos sapos), as poéticas intervenções dos coringas Boris (Evandro
Santiago) e Liuba (Helena Burmann Tezza) e principalmente o monólogo final de
Tchekhov criado a partir de uma criativa colagem de vários textos do autor.
O
elenco é bastante homogêneo, mas cumpre destacar os trabalhos de Marcelo Rodrigues
(Tchekhov jovem e Dantchenko) e Val Sales (Tchekhov na maturidade).
Tchekhov é espetáculo da
melhor qualidade a ser visto e revisto por quem ama o teatro.
Após
as duas apresentações no MIRADA, a peça cumprirá temporada em São Paulo no Sesc
Santana de 27/09 a 19/10. NÃO DEIXE DE
VER.
Obrigada, de novo, pelas indicações. Vou agendar.
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