Cerca
de 448 espectadores foram as
privilegiadas testemunhas da montagem mais impactante apresentada nos palcos paulistanos na atual temporada.
Trata-se de Tom na Fazenda (Tom à la
Farme), peça do canadense Michel Marc Bouchard apresentada por apenas duas noites no Itaú
Cultural e que faz grave denúncia à homofobia presente não só na sociedade em
geral, mas também e, principalmente, nas relações familiares. Mais uma produção
carioca de alto nível que chega a São Paulo.
Em
2013 Xavier Dolan filmou a peça. O filme foi apresentado no mesmo ano na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,
mas inexplicavelmente nunca chegou ao circuito comercial.
A
montagem idealizada por Armando Babaioff que também traduziu o texto e interpreta
a personagem título, foi dirigida com brilho por Rodrigo Portella que coloca os
atores em cenário (de Aurora Campos) que vai aos poucos se deteriorando e se
emporcalhando, assim como as personagens que, de mentira em mentira, se
enveredam em trilha que só poderia desembocar na tragédia final.
A
montagem tem cenas brilhantes como aquela magnificamente coreografada da luta
dos dois homens semi despidos com forte teor erótico e que remete ao filme Mulheres Apaixonadas (1969) de Ken
Russell onde Oliver Reed e Alan Bates realizavam ação semelhante. Kelzy Ecard
também tem momentos inesquecíveis como quando descobre a verdade sobre o filho
falecido.
Armando
Babaioff e Gustavo Vaz se entregam de maneira visceral a suas personagens
realizando interpretações dignas de serem lembradas para sempre. E a
participação de Camila Nhary é bastante significativa trazendo um pouco de
humor ao denso drama apresentado.
Poucas
vezes se viu público tão envolvido e impactado com uma peça: após breve
silêncio ao apagar das luzes, houve verdadeira ovação por parte do mesmo.
Atenção
produtores paulistanos: TOM NA FAZENDA precisa voltar a São Paulo para
desfrutar do sucesso que com certeza obterá com uma temporada regular.
Por
enquanto fica aquele gostinho de “De quem viu, viu!”.
22/06/2017
Desculpe mas a peça do Grupo Tapa ´é tão impactante quanto "Tom na Fazenda".
ResponderExcluirO TORNIQUETE no Galpão do TAPA é tão brilhante quanto a peça TOM NA FAZENDA.
ResponderExcluirSem divulgação, perdi......não volta a SP?
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