André
Garolli sabe conduzir elencos numerosos, haja vista o bem sucedido projeto Homens ao Mar, uma trilogia de trabalhos
inspirados na peças do mar de Eugene O’Neill (1888-1953): Rumo a Cardiff (2003), Zona
de Guerra (2006) e Longa Viagem de
Volta Pra Casa (2007).
Com
elencos menores e sempre com a Cia.
Triptal criou o projeto Homens à
Deriva com quatro peças, sendo duas de Tennessee Williams (1911-1983).
Agora
chegou a vez de montar um Tennessee Williams com grande elenco. Trata-se de
peça pouco conhecida do dramaturgo americano escrita em 1938 com o título
irônico de Not About Nightingales (Não É Sobre Rouxinóis). Baseada em fatos reais a peça se passa em
uma prisão americana onde os presos são submetidos a maus tratos sob as ordens
de um chefe de prisão violento. Esse chefe tem auxiliar submisso que é um preso
à espera da liberdade e uma secretaria que não se submete aos seus desmandos.
Há certo tom maniqueísta na peça, onde o chefe é o grande vilão e ou outros são
muito bons e donos da razão. Esse aspecto inerente ao texto, não é amenizado
pela direção, que de resto faz excelente trabalho de conjunto.
Fabrício
Pietro tem forte presença cênica e é um bom ator, mas sua atuação acaba sendo
um pouco over e muito gritada, para dar conta das maldades da sua personagem.
Camila dos Anjos empresta seu talento e delicadeza para a personagem da
secretaria e Athos Magno tem ótima participação como “mocinho” da história, o
auxiliar que acaba se revoltando e tem gestos de heroísmo ao final da peça.
Excelente a participação de Lucas Guerini, ator que abre e fecha o espetáculo com textos de sua autoria.
Os
melhores momentos da peça estão nas cenas de conjunto onde um grupo de 30
atuadores representam os presos. A cenografia de Garolli e Cézar Rezende é
composta de cadeiras que ora servem de grades da prisão e ora são trincheiras.
A
vasta ficha técnica do espetáculo mostra o cuidado com a produção do mesmo.
INFERNO
encerrou a primeira temporada no domingo (22/09) no Teatro João Caetano, mas
deve retornar em breve na Cia. da Revista. FIQUE DE OLHO!
23/09/2019
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