Páginas

domingo, 3 de novembro de 2019

RES PÚBLICA 2023


 
Sê como o sândalo, que perfuma o machado que o fere. 

         A trajetória do grupo A Motosserra Perfumada é bastante acidentada. Em 2015 eles foram “contemplados” com o roubo de seu material de trabalho, segundo eles por outro grupo de teatro (!!), quando da temporada de seu primeiro espetáculo (Aquilo Que Me Arrancaram Foi a Única Coisa Que Me Restou) no subterrâneo da Rua Xavier de Toledo. Em 2019 teve a temporada desta nova peça suspensa na Funarte por “aquele senhor rego pinheiro”, após o mesmo ler a sinopse da mesma (seria cômico se não fosse trágico). Não há dúvida que esses percalços alavancaram o interesse do público por Res Pública 2023, além, é claro, de seus inegáveis méritos que o boca a boca está tratando de divulgar; prova disso é a casa lotada e os lugares disputados em todas as sessões agora realizadas no Centro Cultural São Paulo que bravamente abrigou a peça censurada na Funarte por “aquele senhor rego pinheiro”. Nem tudo está perdido e a prefeitura da cidade com as ações de sua secretaria de cultura mais o SESC e o Itaú Cultural têm mostrado isso.

        E a peça? Pode-se adotar qualquer atitude ao assisti-la, menos a indiferença. Pós-tropicalista, anárquica, antropofágica, canibalista, excessiva, épica, brechtiana e outros mil adjetivos poderiam lhe ser aplicados, mas nenhum deles talvez esteja tão de acordo com uma fala do personagem John “Punk que é punk é contra o sistema e tem que gritar!” e isso é o que a peça faz durante todo o seu desenvolvimento com um final aterrador, pessimista e apocalíptico, remetendo aos finais dos filmes Cabaret e Os Deuses Malditos (Ah! A antropofagia!). É isso então? Trata-se de uma peça punk? Mais que uma classificação, o que importa é que o espetáculo da Motosserra busca desesperadamente uma maneira nova e transgressora da arte refletir sobre a realidade e isso é o mais importante de tudo, mesmo levando em conta certos excessos notados por este ranheta velho espectador.
        Os maiores excessos, a meu modo de ver, ficam por conta das atuações de Bruno Caetano e Camila Rios que, apesar de serem bons intérpretes, passam a maior parte do tempo aos gritos e em atitudes histéricas. Curiosamente o ator mais contido em cena é o próprio diretor e dramaturgo, Biagio Pecorelli e isso tem a ver com a personagem que interpreta, mas também com sua maneira de interpretação. Leonarda Glück é uma figura potente em cena como a travesti Valentina e tem seu grande momento no monólogo quase ao final, remetendo aos famosos apartes que Brecht colocava em seus espetáculos como a Jenny e os Piratas da Ópera dos Três Vinténs. Nota-se o uso desse valioso recurso de distanciamento em vários outros momentos da montagem. Mais antropofagia.
        Pensando em antropofagia, não há nada mais antropofágico na encenação do que a excelente trilha sonora que vai de Wagner a Ray Conniff passando, é claro, pelo punk executado ao vivo pelos músicos Edson Van Gogh e Jonnata Doll.
        É impossível ignorar o espetáculo deste grupo relativamente novo que sem dúvida tem muito a dizer, tanto na forma como no conteúdo, que mescla a República de Platão com fatos sobre a nossa República, talvez a mais periférica região do centro de São Paulo.
        Minhas referências talvez não sejam suficientes para analisar mais a fundo tudo o que se propõe em Res Pública 2023, mas minha intuição diz que a Motosserra Perfumada está em um caminho certo e inovador.
        Talvez pelo nome do grupo lembrei do provérbio brega citado em epígrafe que as garotas dos anos 1960 costumavam colocar em seus diários. Parafraseando o tal provérbio, eu diria “Sê como aquele espectador, que reflete sobre o que a Motosserra tem a lhe dizer, mesmo que isso não o perfume”.

        RES PÚBLICA 2023 está em cartaz no Centro Cultural São Paulo de quinta a sábado às 21h e aos domingos às 20h. só até o final da próxima semana (10/11)

        OBS: É uma pena que a ingrata acústica do Espaço Ademar Guerra continue impedindo que se entenda na plenitude o que os atores estão falando, mesmo que gritem!  

        03/11/2019

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário