sexta-feira, 7 de junho de 2019

VEM BUSCAR-ME QUE AINDA SOU TEU


 
         Já disse e repito quantas vezes for necessário: Carlos Alberto Soffredini (1939-2001) é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros e sua obra que trata o teatro popular de maneira tão séria e criativa precisa ser redescoberta. Um caminho para isso é a coleção de quatro livros lançada em 2017 com parte de seu tesouro teatral e outro é o empenho da filha Renata na divulgação de sua obra.
         Depois da bem sucedida leitura de Vem Buscar-Me Que Ainda Sou Teu em 2017 que clamava por uma encenação, eis que ela surge esplendorosa em 2019 no palco do Itaú Cultural.
         A noite de estreia foi emocionante. Não creio que haja outros planos, mas se é que eles existem Soffredini com certeza está rindo à toa vendo seus dois netos Ian e Tito no palco interpretando seus personagens e testemunhando a luta de sua filha Renata para por em pé obra tão saborosa.
         Vem Buscar-Me Que Ainda Sou Teu já teve duas montagens históricas. A primeira do Grupo Mambembe em 1979 dirigida por Iacov Hillel com Maria do Carmo Soares como Mãezinha e uma explosiva Rosi Campos como Amada Amanda. As músicas eram de Wanderley Martins que também interpretava Campônio.
 
Montagem de 1979
 
         Em 1990 foi a vez de Laura Cardoso interpretar Mãezinha tendo Xuxa Lopes como Amada Amanda na montagem de Gabriel Villela que tinha maiores recursos de produção. Desta vez a trilha era assinada por Dagoberto Feliz.
 
Montagem de 1990
 
         A encenação de Renata Soffredini tem mais afinidade com a primeira montagem e retoma a bela trilha de Wanderley Martins. O costumeiro talento de Kleber Montanheiro é responsável pelo simples, mas bonito e funcional cenário com armários móveis dotados de cortinas que quando abertas podem se tornar os vários ambientes por onde se passam as ações da peça. Os figurinos também são assinados por ele.
         O elenco, auxiliado pela trilha tocada ao vivo por três músicos, cria com muita energia o ambiente de circo teatro retratado na peça. A abertura da peça é um achado com a apresentação dos atores que farão as personagens. A partir daí o espetáculo é pura delícia e emoção.
         A chamada “atriz caricata” que na peça faz a vizinha Dona Virginia (Ah! O meta teatro!) é interpretada por Luiza Albuquerques e tem seu grande momento quando se apresenta à Mãezinha. Yael Pecarovitch tem estofo e presença física para fazer Amada Amanda e curiosamente tem de driblar seu idioma natal (ela é uruguaia) para falar o portunhol da falsa argentina que é sua personagem. Laura La Padula representa a falsa ingênua Cancionina que tem importante cena na peça quando confronta o teatro contemporâneo e intelectualizado com o que ela chama de teatro decadente, que é o circo teatro feito pela companhia de Mãezinha. Entendo a posição da direção de fazê-la antipática e esnobe nessa cena, mas acredito que há certo exagero nesse posicionamento, uma vez que as tendências se somam em vez de uma anular a outra. Claro que a posição da diretora tem a ver com aquela do dramaturgo presente em seu artigo De um trabalhador sobre seu trabalho do qual reproduzo um trecho abaixo:

         “[...] tomei contato com esse universo do Circo-Teatro e de lá para cá eu e um grupo de atores e artistas plásticos temos nos dedicado ao estudo (ou compreensão) dessa linguagem à primeira vista caótica, mas na verdade tão rica e colorida que é de deixar qualquer Brecht ou Grotowski ou Stanislavski ou Artaud pálidos.” 

         O elenco masculino é liderado por Ian Soffredini que faz o abobalhado Campônio com bastante delicadeza. Clovys Torres empresta seu tipo físico para o prepotente vilão que não pode faltar em um bom melodrama. Fernando Nitsch é o ótimo apresentador e alguém que já foi galã e ainda pensa que é. Brilhantina é um personagem secundário que ganha força com a bonita interpretação de Tito Soffredini e que ganha até um gostoso “número de cortina” ao longo da peça.
         Não há como não destacar a interpretação de Bete Dorgam, talvez a melhor de sua carreira. Ela é uma grande atriz e uma grande palhaça e como genuína palhaça tem o dom de no mesmo instante fazer o publico rir e chorar. Há momentos dela na peça que se assiste com um sorriso nos lábios e uma lágrima nos olhos. Sua Mãezinha é tão visceral e poderosa como foi aquela de Laura Cardoso há quase 30 anos atrás.
         Soffredini estaria fazendo 80 anos e esta peça completa 40 anos em 2019. Não poderia haver modo mais bonito de comemorar essas datas do que a realização da peça. Parabéns Renata Soffredini!

         VEM BUSCAR-ME QUE AINDA SOU TEU está em cartaz só até domingo no Itaú Cultural. Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h. CORRA PARA VER, mas se não der tempo espere até 06 de julho quando a peça inicia temporada no Teatro João Caetano aos sábados e domingos que vai até 04/08.

         07/06/2019

 

        

Um comentário: