domingo, 13 de outubro de 2019

JARDIM DE INVERNO



        O close é poderoso recurso que tem o cinema para registrar a emoção dos atores e provocar a emoção no espectador. Boa parte do filme Foi Apenas Um Sonho (2008) de Sam Mendes concentra-se nas expressões faciais de Leonardo DiCaprio (Frank) e de Kate Winslet (April) amplificadas pelo uso do close.
        A peça Jardim de Inverno é baseada no livro Revolutionary Road de Richard Yates, o mesmo no qual o filme acima citado foi baseado e Fabricio Pietro e Andréia Horta interpretam as personagens do casal Frank e April. Sem o recurso do close cabe a eles transmitir as emoções da história pelos recursos de interpretação teatral (gestos e vozes), auxiliados pelos outros elementos que compõem a linguagem teatral: cenografia, iluminação, trilha sonora e, principalmente, pelo fato exclusivo do teatro de estar realizando aquela cena aqui e agora. Fabrício Pietro é versátil ao demonstrar muita energia ao “machão” que considera o homem como o único provedor da casa e ao mesmo tempo muita fragilidade em relação às adversidades que a vida lhe impõe. A personagem mais importante da peça é April, pois são suas ações que norteiam as mudanças na trama. Andréia Horta, que foi uma inesquecível Elis no cinema, tem uma interpretação contida ressaltando mais o servilismo do que as iniciativas de April. Talvez por seus trabalhos na televisão, a voz da atriz poucas vezes sai do palco para atingir o fundo da plateia, dificultando o entendimento de algumas de suas falas.
        Pietro nos disse que tem o projeto de montar esse texto há dez anos e tudo leva a crer que esse desejo tenha surgido após assistir ao filme de Sam Mendes, com o qual a adaptação teatral se assemelha bastante.
        Marco Antônio Pâmio mais uma vez realiza uma bem sucedida encenação e é aquela que mais se aproxima de sua premiada Assim É (Se lhe Parece). O início da peça com todo o elenco no palco é belíssimo e com o auxílio da direção de movimento de Marco Aurélio Nunes a cena se assemelha a um balé. Todas as cenas de conjunto (a plateia aplaudindo a peça de April, as entradas e saídas do elevador do trabalho de Frank, as mudanças dos objetos de cena) são extremamente bem realizadas e sincronizadas dando um aspecto coreográfico à cena. Para tanto Pâmio conta com a cenografia clean de Marisa Rebollo, os figurinos de Flaviana Bernardo, a iluminação de Wagner Antônio e a linda trilha sonora por ele escolhida toda calcada no cancioneiro popular norte americano da década de 1950, época em que se passa a peça. Pâmio dribla os momentos em que a trama tende para o melodramático com sugestivos congelamentos dos movimentos dos atores e as intervenções dos suburbanos vizinhos do casal também amenizam o clima triste que domina quase toda a peça.
        Erica Montanheiro, Martha Meolla e Iuri Saraiva são os principais destaques do elenco coadjuvante com excelentes momentos individuais, sendo que Iuri arranca aplausos do público em cena aberta por conta da interpretação da personagem John, considerado desequilibrado, mas o mais lúcido de todas elas e responsável por escancarar a verdade para o casal Wheeler.
        O título do romance (Revolutionary Road) refere-se tanto à rua onde mora o casal como a um irônico “caminho revolucionário” desejado, mas nunca percorrido pelo casal.  Foi traduzido como Foi Apenas Um Sonho para o português. A versão teatral optou por Jardim de Inverno que a meu ver não tem muito a ver com a história.
 
        Com ótimo elenco, contando uma bela história e muito bem dirigida por Marco Antônio Pâmio, JARDIM DE INVERNO merece ser prestigiada. Cartaz do Teatro Raul Cortez até 17/11 às sextas (21h30), sábados (21h) e domingos (20h).

        13/10/2019

 

         

         

         

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