sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CARTA À RAINHA LOUCA

 

Que beleza! Quanto talento feminino reunido para realizar esse belo e vibrante espetáculo que denuncia as barbaridades cometidas com as mulheres desde sempre.

A origem de tudo está em uma carta escrita no século XVIII em Olinda por Isabel das Santas Virgens para a Rainha Maria I de Portugal denunciando as violências cometidas pelos homens. Fica a curiosidade de saber se a rainha leu essa carta e muito menos se ela a respondeu.

De posse desta carta Maria Valéria Rezende (1942) - nascida em Santos, mas vive no Nordeste e celebrada autora do romance “O Voo da Guará Vermelha” - escreve o romance “Carta à Rainha Louca” que tem a carta como base, mas é recheado com uma vibrante ficção criada por ela.

E mais mulheres entram em cena: Lilian de Lima conhece a autora e se interessa em fazer um espetáculo a partir do livro; Bárbara Esmenia faz a adaptação teatral e Patrícia Gifford é convidada para dirigir o espetáculo tendo Fernanda Maia na direção musical e nos teclados. Lilian Lima se encarrega do papel principal e tem ao seu lado um coral cênico formado por treze intérpretes e mais duas musicistas. Um totas de 17 pessoas está em cena interpretando e cantando a saga de Isabel.

[Isabel>Maria Valéria>Lilian>Bárbara>Patrícia>Fernanda>Elenco]

Realmente um time de primeira grandeza, sem contar o grande número de mulheres presentes na ficha técnica.

Patrícia Gifford orquestra a presença do numeroso elenco preenchendo o palco de maneira harmoniosa.

Lilian Lima tem garra e energia para mostrar a violência contra a Isabel daquela época e contra as mulheres até os dias de hoje; tem dicção e emissão perfeitas (como é bom entender TUDO aquilo que um artista diz em cena!!) e canta com uma voz belíssima. Interpretação digna de elogios e de prêmios.

Todo o elenco também merece aplausos pela verdade e espontaneidade em cena.

Fernanda Maia brilha nos teclados e na direção musical, como sempre o faz.

Figurinos solares de Carol Gracindo e Thaís Dias são dignos de nota.

        Apesar dos graves problemas tratados, Patrícia dá um ar de leveza ao espetáculo com as canções entoadas pelo coro, bela luminosidade da cena e pela interpretação soberba de Lilian de Lima.

        CARTA À RAINHA LOUCA está em cartaz no SESC Bom Retiro só até o próximo domingo com sessões no sábado às 20h e  no domingo as 18h.

        NÃO PERCA!!

        10/10/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário