EXERCÍCIO PARA AUTOR, DIRETORA E DUAS ATRIZES
A trama de O Exercício das Crianças é bastante comum: duas irmãs se reencontram após 15 anos de separação devido à morte do pai. No confronto, velhas histórias escabrosas vêm à tona. Muitas vezes já se viu isso no teatro, mas nunca contado da maneira originalíssima como Bruno Cavalcanti o faz.
Os diálogos entrecortados por onomatopeias chegam a beirar o absurdo e contam essa relação conflituosa entre as duas irmãs. Crianças geradas por uma e criadas pela outra têm presença constante nas conversas e até fazem parte do título da obra, mas nunca aparecem.
A original construção dos diálogos e a maneira como a história é contada revelam um autor com pleno domínio da escrita teatral, apesar de ser, ao que eu saiba, um dos primeiros escritos de Bruno Cavalcanti nessa área.
Noemi Marinho colaborou na dramaturgia e traduziu cenicamente o texto de forma exemplar, focando toda a atenção no trabalho das atrizes.
Não há cenário, todo o espaço cênico é preto, assim como os figurinos das atrizes. Não há recursos de iluminação, toda a peça é iluminada de forma quase única. Assim, toda a atenção do público se concentra no magnetismo das atrizes e a magia do teatro acontece graças à história contada e aos talentos de Fernanda Viacava e Nicole Cordery.
Com pleno domínio dos recursos vocais, faciais e corporais, Fernanda e Nicole atuam em perfeita sintonia provocando uma empatia com o público, poucas vezes vista em nosso teatro. Há uma química entre as atrizes digna de muitos aplausos. O aconchegante local da apresentação colabora para a intimidade entre atrizes e público.
Apesar de classificado como “exercício” pelo grupo, o espetáculo tem resultado muito superior a muitos trabalhos que se proclamam acabados.
O Espaço de Provocação Teatral é um charmoso teatro localizado na Vila Romana, próximo à Rua Aurélia, instalado na residência de Diego Pallardó. È um off off Bixiga que merece ser visitado.
O release da peça indica algumas maneiras de se chegar de condução pública no teatro, mas para uma primeira vez o meu conselho é que você vá de carro (próprio ou aplicativo).
MAS VÁ, PORQUE VALE A PENA!!
28/11/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário