segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TEMPO DE VIVER - INSTALAÇÃO

Colabone fazendo a abertura da exposição/ocupação

        Na noite de 20 de janeiro de 2017 estreava no Centro Cultural São Paulo a peça Tempo de Viver, escrita, dirigida e cenografada por Carlos Colabone. No final daquela tarde choveu torrencialmente em São Paulo e a cidade virou um caos. Metrô parado, ruas alagadas, enormes engarrafamentos. Muita gente não conseguiu chegar a tempo para a estreia. Aqueles, como eu, que saiam da paisagem caótica lá de fora, se encantavam ao entrar e se deparar com aquele ambiente plácido e encantador formado pela cenografia do espetáculo. Diante daquela beleza eu me lembrei do texto de Eduardo Galeano que reproduzo a seguir:

                ”Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. Quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: Pai, por favor, me ajude a olhar.”

        Naquela noite tormentosa ao adentrar aquele espaço, a minha vontade era dizer: “Carlos Colabone, por favor, me ajude a olhar!”

Dinho Lima Flor

O olhar atento e carinhoso de Suia Legaspe

Marco Antônio Pâmio

        Quem não teve a oportunidade de assistir à peça, agora tem a chance de admirar e ocupar a bela instalação que foi remontada no grande hall da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Na noite de abertura vários artistas e amigos de Colabone realizaram pequenas performances recriando poesias, trechos de peças e de livros evocando amizade, velhice, tempo ou mar, temas da peça do autor. Foi uma noite mágica e poética, onde amigos se congraçaram. O teatro nos permite essas maravilhas.

Tuna Dwek

André Acioli recriando o diálogo do último encontro entre Lear e Cordélia

Carol Badra

12/01/2018

       



Nenhum comentário:

Postar um comentário