sábado, 11 de junho de 2022

CHUVA DE ANJOS - PRESENCIAL

 

Foto de Aline Baracho

Em outubro de 2021 assisti à versão virtual desta peça e acho interessante reproduzir trechos da matéria que escrevi a respeito:

“................

O cenário, uma praça e bancos de jardim, é o mesmo de ‘Dinossauros’ (peça do mesmo autor assistida em 2006), mas as personagens e a situação são bem diferentes. Duas mulheres estão ali sentadas. Enquanto a de cinza, pragmática e calculista, faz pesquisa e até se entusiasma com os suicidas que se atiram das janelas dos prédios ao redor, a outra (de negro) se surpreende com a conduta fria da primeira e se choca com a queda dos anjos.

Com diálogos ágeis e bem estruturados, Serrano faz uma sensível radiografia da solidão e do isolamento a que o ser humano está submetido em uma grande cidade e traz à tona a questão do suicídio, ato cada vez mais presente em nossa sociedade.

Reginaldo Nascimento dirige a cena concentrando toda a sua atenção no trabalho das ótimas atrizes que interpretam com muita verdade as duas mulheres: Amália Pereira (de cinza) e Vera Monteiro (de negro).

Infelizmente a encenação virtual deixa muito a desejar no que se refere à parte visual: o cenário, um tipo de telão que retrata a praça, é feio e tem cores muito carregadas, além disso, fica muito claro que cada uma das atrizes está em locais diferentes, haja vista que não há continuidade, por exemplo, na cena em que uma oferece flores à outra.

Sem levar em conta essas observações de um espectador ranheta, ‘Chuva de Anjos’ é espetáculo dotado de grande humanidade que merece ser visto, servindo de reflexão e de alento nesses tempos sombrios que estamos vivendo.

Tenho certeza que a peça ganhará muito e perderá certo tom artificial presente na versão virtual no momento em que puder ser apresentada ao vivo. E esse momento vai chegar!

Parabéns Kaus!” 

E esse momento chegou  para provar mais uma vez que teatro de verdade só acontece ao vivo quando atores e espectadores respiram o mesmo ar.

O cenário/telão da versão on line que procurava ilustrar a praça onde se passa a ação foi trocado por um fundo vazio neutro com a presença de um pequeno arbusto colocado atrás do banco onde as personagens se sentam. E a magia do teatro se faz presente: aquilo que era explícito ficou implícito e a visualização da praça ficou muito mais potente na imaginação do espectador. Emocionante!

Versão on line
Versão presencial

Amália Pereira está ótima como a mulher pragmática que aos poucos, nas conversas com a senhora movida pela emoção, vai percebendo que nem tudo é tão prático assim. Vera Monteiro tem um grande momento com a interpretação da tal senhora, sendo responsável por alguns sorrisos que surgem nos semblantes dos espectadores, apesar do tema sério tratado na peça.

A notar também, na versão presencial, os significativos figurinos desenhados por Telumi Hellen.

Reginaldo Nascimento realiza trabalho de direção discreto (como convém ao texto) e muito digno.

Infelizmente assisti ao espetáculo apresentado na Giostri Livraria Teatro no último dia da temporada, não podendo recomendá-lo vivamente para já, mas outras temporadas hão de surgir! 

11/06/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário