Será que se esta peça se chamasse “Sob
o Céu do Minhocão”, ela teria o mesmo apelo para o público? De qualquer
maneira, seria mais coerente porque toda a ação se passa em um apartamento
situado à beira da tenebrosa via que corta agressivamente a paisagem paulistana
e Paris é vagamente citada devido a uma viagem à capital francesa que o casal protagonista
fez na juventude. O título dado também se refere a uma canção de Edith Piaf que
não é citada na peça.
A peça de Gabriela Rabelo mostra a
visita que uma neta faz aos avós onde tenta resgatar fatos do passado e é um
veículo para o brilho e o talento da grande atriz Miriam Mehler e também uma
celebração pelos seus 90 anos a serem completados no próximo dia 15 de
setembro.
Maldosamente, o mordaz crítico Telmo Martini escrevia que Miriam sofria de “síndrome de Peter Pan”, mas no fundo ele tinha razão, pois fisicamente a querida atriz é uma eterna garota de quinze anos com seu corpo mignon e ágil. Vê-la preparando-se para iniciar a peça, junto com Rosana Maris e Walter Breda já é uma festa para os olhos.
Com sua
poderosa voz e vigoroso gestual ela dá vida a Ana Angélica Minhocão, mulher e
mãe dos personagens interpretados por Walter Breda, sempre ótimo em cena.
Rosana Maris, interpreta a neta visitante igualando-se em talento aos veteranos
Miriam e Breda.
Gabriel Fontes Paiva empresta
dinamismo ao espetáculo, acumulando as funções de diretor, cenógrafo e
iluminador. Os figurinos são assinados por Fábio Namatame e a trilha sonora é
de Chico Beltrão.
O sempre bem-vindo programa impresso,
além de notas sobre os intérpretes e sobre o espetáculo, traz uma interessante
matéria de Marianne Wenzel sobre o Minhocão e os males que ele fez à cidade,
reforçando aquilo que escrevo no início deste texto, que o título da peça
deveria ser “Sob o Céu do Minhocão”.
Muito bonita a homenagem do Guia OFF
que traz Miriam Mehler na capa de sua edição de setembro.
SOB O CÉU DE PARIS está em cartaz no
Itaú Cultural até 28/09 de quinta a sábado, 20h e domingo, 19h.
06/09/2025
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