domingo, 22 de julho de 2018

HOMEM AO VENTO



        É sempre com grande satisfação e curiosidade que os palcos paulistanos recebem companhias de outros estados, além do Rio de Janeiro. Curitiba é polo teatral importante e a Marcos Damaceno Companhia de Teatro liderada pelo diretor e dramaturgo que dá nome à companhia e pela grande atriz Rosana Stavis é um dos grupos mais significativos daquela cidade. São Paulo assistiu a Árvores Abatidas ou Para Luís Melo em 2013, onde a interpretação de Rosana Stavis arrebatou crítica e público; em 2016 assisti em Curitiba a Artista de Fuga outro excelente trabalho da dupla que merecia uma temporada em São Paulo e alguns poucos privilegiados tiveram a oportunidade de testemunhar o talento da atriz em Hoje É Dia de Rock (dirigida por Gabriel Villela) que teve passagem relâmpago pelo Sesc Paulista em maio deste ano.
        Eis que a Companhia está de volta à cidade com a instigante Homem ao Vento, escrita por Damaceno e dirigida por ele e por Rosana Stavis. No melhor estilo pirandelliano, a peça coloca nove atores em volta de uma mesa de ensaios à procura de seus personagens. A ação, a princípio confusa para os atores (e para o público, mais ainda), vai se tornando clara mostrando as fragilidades do ser humano contemporâneo.
        Um grupo de jovens (alguns deles recrutados para a temporada paulistana e com pouco tempo de ensaio) liderado por Rosana Stavis entrega-se com paixão na descoberta de que papel vai representar naquela peça inacabada que lhe foi entregue. Os atores repudiam o dramaturgo que escreveu aquele texto mal escrito e inacabado e o jogo torna-se mais interessante quando presenciamos na plateia o verdadeiro dramaturgo. Realidade? Ficção? A verdade, onde está a verdade?


        O elenco é bastante homogêneo ficando difícil realçar esta ou aquela interpretação, pois cada um tem seu momento de destaque na tentativa de ser a mãe, o pai, o homem, a mulher, o menino e o amigo.
        Exemplo de meta teatro, Homem ao Vento é um dos textos brasileiros mais interessantes e complexos surgidos em nossos palcos nesta temporada e merece toda atenção daqueles que se interessam pela nossa dramaturgia e pelo teatro de qualidade. E por último, mas não menos importante: trata-se de espetáculo que se assiste com muito prazer e curiosidade de descobrir quem é quem naquele emaranhado de atores reais, atores que representam atores que devem representar personagens. Ufa! Viva Pirandello!

        HOMEM AO VENTO está em cartaz na SP Escola de Teatro até 06 de agosto. Sexta, sábado e segunda às 21h e domingo às 19h. Ingresso: Pague quanto quiser.

        22/07/2018       


Nenhum comentário:

Postar um comentário