quarta-feira, 20 de março de 2019

DEMOCRACIA NA MITsp 2019




        Trata-se de um torneio? De um exame vestibular? De um concurso de resistências física e emocional? Seja o que for o jogo é massacrante e cruel.
         O espetáculo de Felipe Hirsch baseia-se no livro Facsímil do escritor chileno Alejandro Zambra (1975) onde ele cria relatos poéticos e exercícios de linguagem a partir da estrutura da Prueba de Aptitud Verbal (tipo teste de conhecimentos de múltipla escolha) que foi aplicada aos candidatos às universidades chilenas de 1967 a 2002. Nada mais antidramático, no entanto, do uso desse arcabouço e de memórias pessoais de cada ator, o grupo criou a criativa e poderosa dramaturgia que segura o espectador na poltrona durante a hora e meia de duração da montagem.
        Cinco pessoas enfrentam esse jogo extremamente competitivo se submetendo a um inquisidor/ditador (voz em off) que coloca as perguntas, ouve as respostas e considera certa aquela que mais lhe convém, dizendo um lacônico “Erro” quando alguém tropeça na resposta e cortando drasticamente a palavra daquele que está dando seu relato pessoal. Nada mais metafórico do que se viveu no Chile durante a ditadura de Pinochet como também das sequelas deixadas nos jovens após o término daquele regime autoritário e a volta da democracia. Comparações com a situação brasileira são inevitáveis.
        Trata-se de uma das mais certeiras direções de Felipe Hirsch que coloca o elenco numa movimentação cênica de tirar o fôlego. Colaboram para isso o imenso painel iluminado com a palavra democracia em letras garrafais (direção de arte de Daniela Thomas e Felipe Tassara, parceiros de Hirsch em várias produções) e a iluminação sempre competente de Beto Bruel.
        O ótimo e resistente elenco é todo chileno com destaque para a grande atriz Trinidad González que já havíamos tido o privilégio de ver como Olga Knipper em Neva (2009) e como Rainha Isabel em empolgante diálogo com Cristovão Colombo em A Reunião (Mirada, 2014) e que aqui nos brinda com um relato sobre seu casamento, a separação e o fato do divórcio não ser legal no Chile naquela ocasião.

Trinidad González em cena de "A Reunião"

        Democracia é uma coprodução do Brasil e do Chile e trata-se desde já de um dos mais significativos espetáculos do eixo Mostra de Espetáculos da MITsp 2019.

        20/03/2019       





Nenhum comentário:

Postar um comentário