sexta-feira, 27 de setembro de 2019

INSÔNIA – TITUS MACBETH



        O horror! O horror!” Exclama o coronel Kurtz diante da tragédia humana em O Coração das Trevas de Joseph Conrad.
        “O horror! O horror!” Exclamamos com um gosto amargo na boca, ao final de Insônia-Titus Macbeth.

        Parece incrível que espetáculo tão forte e cruel tenha saído de mãos tão delicadas como aquelas de André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla e Sérgio Roveri. Sinal dos tempos! Uma vez que escolheu montar Shakespeare (1564-1616), o casal, por sua índole e beleza poderia ter optado pelos nobres de Sonho de Uma Noite de Verão ou até por Romeu e Julieta, mas a violência e a truculência dos nossos tempos fizeram com que a escolha recaísse sobre dois dos mais sangrentos textos do bardo: Titus Andronicus (obra da juventude, ~ 1590) e Macbeth (obra da maturidade, ~ 1607)
        A costura dramatúrgica das duas obras realizada a quatro mãos por André e Roveri dá o protagonismo para Lady Macbeth e Titus e a inteligente intersecção das duas obras presente em vários momentos do espetáculo se intensifica e se completa na vigorosa cena final do banquete
        A encenação de André Guerreiro Lopes ocupa todo o espaço do 13º andar do SESC Avenida Paulista e permite que o espectador circule pelos vários pontos onde se desenvolvem as diversas cenas. Apesar de cruel e sanguinolenta a montagem é esteticamente muito bonita, fato reforçado pelo cenário e figurinos de Simone Mina e a preciosa iluminação de Marcelo Lazzaratto. A sonoridade do espetáculo concebida por Gregory Slivar e executada em boa parte em cena por Samuel Kavalerski é um dos pontos fortes do espetáculo.
        Helena Ignez, do alto dos seus 80 anos, interpreta Titus com vigor impressionante. Sua poderosa voz clamando pela liberdade dos filhos ecoa por todo o espaço cênico e perdura na mente do espectador tempos depois do término da função. Sua poderosa interpretação e a corajosa caracterização de seu Titus são fatos notáveis da atual temporada teatral.
        Djin Sganzerla demonstra sua versatilidade e seu talento interpretando a maquiavélica Lady Macbeth com muita energia.
        Michele Matalon encarrega-se de uma das bruxas que surgem para Macbeth (junto com Djin e Helena) e de Tamora, outra das malvadas de Shakespeare.
        Samuel Kavalerski tem poucas palavras, mas é poderosíssima presença em todo o espetáculo, servindo quase como um narrador por meio dos sons que produz ao tocar nos diversos objetos de cena.
        Dirceu de Carvalho empresta sua bela voz a um Macbeth ofuscado pela sua poderosa companheira.
        Camila Bosso interpreta Lavínia, filha torturada e estuprada de Titus. Sua figura em certo momento da peça lembra uma índia e em minha ignorância estranhei “O que faz uma índia na Roma do século IV a.c.?”, mas depois me lembrei que estamos no século XXI em um Brasil que já torturou, estuprou e matou muitos índios! E ainda o faz! Seria essa a relação? 
        Insônia – Titus Macbeth não é, nem se propõe a ser, um espetáculo fácil. É pungente e direto em seu recado e extremamente necessário para que se reflita na relação dele com a violenta situação deste nosso país desgovernado. Mais uma vitória para o Estúdio Lusco-Fusco que nos tem oferecido trabalhos que aliam tecnologia avançada de som e imagem com conteúdo consistente.

        INSÔNIA – TITUS MACBETH está em cartaz no SESC Avenida Paulista até 20/10 de quinta a sábado às 21h e domingos e feriados às 18h.

        OBS: O SESC prima pelo bom acolhimento a seus visitantes, porém, não é o que acontece com o hall do elevador do 13º andar da unidade da Avenida Paulista onde o público que vai assistir a um espetáculo na sala daquele andar é obrigado a aguardar a abertura da sala espremido. Situação extremamente desconfortável não prevista pelos arquitetos que fizeram a reforma do prédio, que a meu modo de ver, oferecia muito mais conforto ao visitante enquanto era a unidade provisória.  


        27/09/2019                             

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário