quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

TIO ZANON, TIA SOLIDEIA E A NONNA AGNESA


Minha nonna Agnesa nasceu Virginia Negri em 1871 na cidade de Rovigo na região vêneta da Itália. Teve infância muito pobre, casou cedo e imigrou para o Brasil no final do século 19 com o marido e uma filha pequena (Ada). Na viagem, na terceira classe de um navio, o marido morreu e foi jogado ao mar. Chegou aqui com uma criança de colo, analfabeta e sem conhecer a língua. Parece que algum parente a estava esperando no porto de Santos e ela foi levada para o interior de São Paulo (região próxima a Amparo) para trabalhar na lavoura. Lá ela conheceu o Moisés com quem se casou e teve mais seis filhos (Julieta, Cesar, Bianca, Amadeu, Severina e Clotilde minha mãe, a caçula, nascida em 1914, quando o pai já tinha morrido). Agnesa estava viúva outra vez com sete filhos para criar! E os criou com o suor de seu trabalho, sem jamais perder o humor e a vontade de viver.

Da esquerda para a direita: Julieta, Amadeu, Severina, Agnesa, Moisés, Cesar e Bianca. Clotilde ainda não tinha nascido e Ada já devia ter casado.

Ela falava muito do Tio Zanon e da Tia Solideia. Qual seria o grau de parentesco deles? Seria ele aquele parente que a foi esperar em Santos? Parece que ele era seu irmão, logo a Solideia era cunhada, mas de nada disso temos certeza e já faz 57 anos que ela faleceu e depois disso minha mãe de vez em quando voltava a lembrar desses tios dos quais não sabíamos quase nada. Infelizmente todas as pessoas que poderiam esclarecer alguma coisa sobre eles levaram esse conhecimento para o túmulo.

Zanon era nome ou sobrenome? Diziam que era apelido de João, mas ele era italiano, logo era Giovanni e não João. Se era sobrenome, será que o músico Fabio Zanon é descendente dele? Mas se ele era irmão da Agnesa, ele deveria ser Negri! E Solideia? Que nome mais esquisito! O Google conta que é o feminino de solidéu, aquele barrete usado pelos judeus.

Parece que moravam ou tinham morado na Vila Ema. Outra vertente diz que eles moravam no Paraná, o que é mais plausível porque nunca houve troca de visitas entre eles e nós. Pode ser também que nunca tenham saído da Itália, mas o nome Solideia vai contra essa hipótese porque solidéu em italiano é zucchetto, então ela seria Tia Zucchetta e não Solideia!

Ainda estavam vivos naquela época? Qual o sobrenome deles? Tinham filhos? Sendo contemporâneos da Agnesa, acredito que só seus descendentes da terceira (a minha), da quarta (da minha filha) e da quinta (da minha neta) gerações podem estar circulando por aqui.

Supondo que Tio Zanon era realmente irmão da minha nonna, ele era meu tio em segundo grau e devo ter um bando de primos e primas de enésimo grau circulando por aí. E quem garante que eu não tropeço neles quando atravesso o Viaduto do Chá, ou quando circulo pela Paulista ou ainda quando cruzo a Ipiranga com a Avenida São João? Talvez quando vou ao cinema ou ao teatro ou mesmo à feira ou ao mercado? Talvez sejam meus vizinhos e nenhum dos lados desconfia disso!

Talvez você que está me lendo seja um deles: 

- Você teve bisavós ou tataravós chamados Zanon e Solideia? Em caso positivo vamos nos encontrar para celebrarmos nosso parentesco e para você me esclarecer de vez quem foi Zanon e quem foi Solideia! Se tiver, traga uma fotografia deles! 

Não sei quem foi Zanon e Solideia, mas tenho muito viva na memória a presença alegre e lúcida da nonninha Agnesa que alegrou a minha infância e juventude com suas histórias e suas rimas (para tudo que se falava ela tinha uma rima que improvisava na hora). Sua velinha se apagou em 1964 aos 93 anos, quando eu tinha 20 anos. 57 anos de muita saudade!

27/01/2021

 

 

 

5 comentários:

  1. Parece incrível Zé, mas dessa foto eu conheci pessoalmente, depois de adultos: Amadeu, Cezar, Bianca e nonna Ignesa, lembro-me sempre dela: da sua gaveta na comôda onde tinha aquele barbante ou qualquer outra coisa que você precisasse, das sua histórias de vida, da sopinha que ela tomava a noite! Saudades de tempos que não voltam mais...












    ResponderExcluir
  2. Oi Zezinho, não tive a oportunidade de conhecer nenhum deles, mas a história é magnífica tomara que chegue a todos que vc procura. Passei para os primos que tenho aqui. Grande beijo e saudades de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Obrigado. Não aparece seu nome. Gostaria de saber quem escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, onde tá Zezinho é a Rose da Tia Dalva de Campinas. Recebi a visita do meu Tio Ademar de Curitiba junto com 2 filhos e a Nadia filha dele fez uma grande pesquisa da família Bertuzzi, acredito irá acrescentar para a sua busca. Bjs.

    ResponderExcluir