quarta-feira, 13 de julho de 2022

ATÉ QUE TU TE TORNES VERDE

 

Conforme previsto Até Que Tu Te Tornes Verde encerrou no último domingo, 10 de julho de 2022, o muito bem sucedido 7º Fest Kaos (Festival Teatro Kaos) que consagrou Macacos de Clayton Nascimento, premiado como melhor espetáculo tanto pelo júri popular como pela comissão julgadora.

Até Que Tu Te Tornes Verde é uma produção do Teatro Kaos escrita por Cícero Gilmar Lopes, a partir das memórias afetivas de Lourimar Vieira, que contemplam a vivência com seu avô, o coronel Liberato, na caatinga do Piauí. Por se tratar de memórias afetivas, o texto se exime de maiores críticas negativas normalmente atribuídas a um coronel nordestino (não se sabe se seria o caso do coronel Liberato).

A peça inicia de forma bastante dinâmica com parte do elenco misturado ao público, enquanto no palco vê-se o músico que acompanha a encenação (bela participação de Daniel Meirelles) e o coronel Liberato majestosamente sentado em seu “trono” contemplando passivamente a situação.

Lourimar Vieira encarrega-se da figura do coronel, enquanto Mariana Nunes, Levi Tavares e Fabiano di Melo revezam-se em várias personagens. Elenco bastante homogêneo e talentoso, mas não há como não destacar as intervenções de Fabiano di Melo, dono de voz e presença cênica marcantes.

Os atores circulam pelo cenário simples, mas bastante funcional de Zé Valdir Albuquerque e a iluminação é de Thiago Varella.

Fogem à minha compreensão o que fazem no sertão nordestino as unhas esmaltadas dos atores, a excessiva maquiagem, os figurinos (principalmente aquele do neto) e mesmo o título da peça que, segundo a sinopse dada pelo grupo, “guarda metáforas ao avesso” (?).

Fernando Neves assina a direção do espetáculo.

 

13/07/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário