Originalmente “Dois Papas” é um romance do neozelandês Anthony McCarten. Ele mesmo fez o roteiro do filme homônimo e a adaptação teatral, cuja tradução para o português de Rui Xavier está em cartaz no SESC Santo Amaro.
A peça mostra os encontros do Cardeal argentino Jorge Bergoglio (1936-), eleito Papa Francisco em 2013 com o então Papa Bento XVI (1927-2022), sendo Papa de 2005 a 2013. O que há de verdade e o que há de ficção nesses encontros restará como um segredo do escritor.
A consistente dramaturgia é dividida em quatro partes:
- Na primeira toma-se conhecimento das ideias e intenções do Papa Bento por meio de seu encontro com Irmã Brigitta.
- Na segunda usa-se o mesmo recurso para apresentar Cardeal Bergoglio que dialoga com Irmã Sofia.
- O primeiro encontro entre as duas figuras acontece na terceira parte onde florescem os vários conflitos em virtude da diferença de opiniões entre os dois.
- Na quarta e última parte os encontros são mais amigáveis e levam ao desfecho onde Bergoglio torna-se Papa Francisco.
A bela tradução cênica de Munir Kanaan é marcada pelo foco no trabalho dos atores e pela grande atenção nas cores: o branco na arquitetura cenográfica de Eric Lenate que pode atingir outras nuances coloridas quando iluminada por Beto Bruel ; nos figurinos de Carol Roz predominam o branco, o preto e o vermelho. Tudo isso resulta em espetáculo visualmente muito bonito.
A atração também está nos intérpretes a começar pelas duas atrizes que interpretam as freiras interlocutoras dos “papas”. Carol Godoy como a jovial Irmã Sofia e Eliana Guttmann que tem presença marcante em cena como Irmã Brigitta.
Para os papeis dos “papas” era necessário intérpretes talentosos e carismáticos e a escolha não poderia ter sido melhor: Zécarlos Machado (Papa Bento) e Celso Frateschi (Cardeal Bergoglio) têm um grande momento de suas carreiras nesse duelo interpretativo do qual quem sai ganhando é o público ao presenciar essa magia que só o teatro pode oferecer.
O embate da cena do primeiro encontro entre eles é digno de estar em qualquer antologia teatral e já coloca essas interpretações entre as melhores do ano.
Pelas mãos de Munir Kanaan e dos dois atores, um tema que poderia ser árido resulta em um belo, importante e palatável espetáculo que enriquece a temporada teatral de 2025.
DOIS PAPAS está em cartaz no SESC Santo Amaro até 27/04 com sessões às sextas e sábados às 20h e aos domingos às 18h.
ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL!
14/04/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário