terça-feira, 20 de novembro de 2018

ORDINÁRIOS



        É preciso muita arte para ter delicadeza, sutileza e ao mesmo tempo humor ácido e crítico para fazer palhaçaria como se deve e La Mínima talvez seja atualmente a companhia que melhor sabe fazer essa fusão de circo e teatro de forma tão harmoniosa e divertida. Depois de Mistero Buffo (2012) e Pagliacci (2017), surge Ordinários, este outro bijou a ser incorporado em seu consistente repertório e onde Álvaro Assad volta a dirigir o grupo.
        La Mínima era formada basicamente por Fernando Sampaio e Domingos Montagner (o palhaço Agenor). Em 2012, Fernando Paz, excelente ator que já atuou em muitas companhias paulistas, incorporou-se de forma definitiva ao grupo. Após o falecimento de Montagner, Alexandre Roit em Pagliacci e agora Filipe Bregantim em Ordinários, fazem as vezes do personagem metido a galã e valentão que era Agenor.
        Com um roteiro enxuto assinado por Newton Moreno, Álvaro Assad e pelo grupo, contam-se as desventuras de três soldados perdidos em uma guerra tão insana, como qualquer outra guerra. Por meio das dificuldades que eles enfrentam para resgatar um major prisioneiro do inimigo somos testemunhas dos absurdos que fazem parte do mundo contemporâneo. Momentos muito engraçados mesclam-se com outros poéticos e sublimes como a pequena joia que é Fernando Paz tocando O Cisne nos copos singelamente acompanhado pelos outros dois companheiros.
        Fernando Sampaio com sua irresistível máscara facial é responsável pelos momentos mais engraçados da peça; Fernando Paz faz com delicadeza o soldado mais sensível e intelectualizado da tropa e Filipe Bregantim se sai muito bem como o chefe atrapalhado do grupo.
         Ordinários, marchem... até a próxima mina terrestre!
        Voar é com os pássaros e palhaçaria é para quem sabe fazê-la, não tornando o grotesco simplesmente grosseiro, como acontece com muitos espetáculos que tentam se aproximar da linguagem dos palhaços.
        Ordinários é um espetáculo divertido e ao mesmo tempo muito sério com forte carga poética. Para se aplaudir de pé e para se sair do teatro com a alma lavada e alimentada.
        A curta temporada de Ordinários termina hoje (20/11) no Itaú Cultural, onde La Mínima realizou uma série de atividades, mas fique atento que brevemente deve voltar ao cartaz de algum teatro da cidade. IMPERDÍVEL.

        20/11/2108


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário