terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

CORAÇÃO DE CAMPANHA

Foto de Dalton Valerio

    Durante um áspero dia invernal,

apertam-se os porcos espinhos de

 uma manada uns contra os outros

 para se proporcionarem mútuo

 calor. Mas, ao fazê-lo ferir-se-ão

reciprocamente com seus espinhos,

de modo que terão de separar-se.

De novo obrigados a ajuntar-se,

por causa do frio, tornarão a

machucar-se e a distanciar-se.

Essas alternativas de aproximação

e distanciamento durarão até que

lhes seja dado encontrar uma distância

média em que ambos os males

ficam mitigados”

(Arthur Schopenhauer)

Um palco com apenas duas cadeiras discretamente iluminado, uma atriz e um ator potentes e talentosos contando uma boa história, embalados por uma também discreta e bela trilha sonora e um público disposto a ouvir a história. Está instalada a magia do teatro, não é preciso mais nada. O resto é bijuteria, como diria alguém mais radical.

A prova dessa magia que só se concretiza no teatro realizado com presença de público é patente no atual cartaz do Centro Cultural Banco do Brasil.

Coração de Campanha mostra a convivência de um casal durante a quarentena provocada pela pandemia da Covid 19, discutindo uma relação que perdura há 25 anos.

Trata-se de duas pessoas normais, ela atriz, ele professor universitário, sem grandes traumas, bastante civilizados, mas que vez ou outra irritam-se mutuamente. A relação que vinha desgastada, dá sinais de melhoria na convivência durante a quarentena. É desse jogo de aproximação e distanciamento, como os porcos espinhos do aforismo de Schopenhauer, que trata esse singelo espetáculo.  

A chamada “química” entre a atriz e o ator é fundamental nesse tipo de peça, onde os dois contracenam todo o tempo. E química é o que não falta a Clarice Niskier e Isio Ghelman; prova disso foi a pergunta de uma espectadora ao final do espetáculo se eles eram casados na vida real.

Em uma interpretação naturalista, o casal desfila uma série de situações, ora engraçadas, ora dramáticas, tão comuns no dia a dia na vida conjugal. As cenas são permeadas pela trilha sonora original de José Maria Braga.

Clarice já é bastante conhecida pelo público paulistano por seu talento e simpatia e a boa surpresa é Isio Ghelman, excelente intérprete à altura de sua parceira em cena.

As duas cadeiras citadas no início desta matéria, são adereços importantíssimos e suas movimentações pelos dois atores dinamizam e embelezam as cenas. Segundo Clarice, a proposta de ter apenas as cadeiras em cena veio do cenógrafo José Dias. A luz de Aurelio de Simoni também colabora para a dinâmica do espetáculo.

Foto de Dalton Valerio

A direção de Clarice Niskier conta com a supervisão de Amir Haddad. 

CORAÇÃO DE CAMPANHA está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até 14 de março. Às segundas e sextas às 18h30 e aos sábados e domingos às 17h. Ingressos: R$30,00 e R$15,00 (meia). 

22/02/2022 

OBS: Chegue mais cedo no CCBB e visite a exposição BRASILIDADE Pós Modernismo 1922 2022.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário