sábado, 26 de fevereiro de 2022

NÉVOA – FROM WHITE PLAIN

 

“- Eu não quis dizer aquilo.”

“- Eu não queria fazer aquilo. Eu estava desequilibrado, talvez tenha bebido além da conta.”

Quando alguém é flagrado e cobrado por um mau ato cometido, sempre se mostra arrependido e dá desculpas de sua ação, mas se não ocorresse a cobrança, ele provavelmente continuaria livre e solto e com a consciência tranquila, sem sequer lembrar do mal que causou. Estamos cansados de presenciar tais atitudes tanto na vida pública com nossos políticos como na privada com pessoas que conhecemos. 

Névoa trata de um ajuste de contas, quinze anos após o suicídio de um jovem provocado em grande parte pelo bullying sofrido por ele por um colega de escola. Um amigo da vítima, hoje cineasta, realiza filme sobre o fato e é premiado com o Oscar, escancarando publicamente o assunto, dando nome aos bois e colocando o antigo agressor em posição extremamente desconfortável.

Esse é o mote da peça que coloca em cena o cineasta Dennis, seu namorado Gregory, o antigo agressor Ethan e seu amigo John.

Um grande mérito do texto do dramaturgo norte-americano Michael Perlman é que, a princípio, em várias cenas curtas intercaladas ele mostra separadamente as ações/diálogos do casal gay (Dennis e Gregory) e dos dois amigos (Ethan e John). No desenrolar da trama as relações começam a se misturar, ocasionando inclusive mudanças de atitudes de Gregory e John, em relação a seus companheiros. Nesse jogo surgem questões importantes como preconceito, homofobia, hipocrisia e cancelamento virtual.

Lavínia Pannunzio realiza criativa leitura cênica do texto, colocando os atores em volta de uma mesa onde eles se relacionam como personagens, mas também como eles próprios em recurso de distanciamento bastante interessante; as menções do elenco ao operador de luz Igor têm esse mesmo efeito.

Contribuem para o resultado o desenho de luz de Aline Santini, os discretos figurinos de Mari Mondino, a trilha sonora de Rafael Thomazini e a cenografia de Mira Andrade e Thiago Fink que inclui um enorme espelho que reflete o tempo todo a imagem da plateia, sugerindo que ela também é testemunha silenciosa/omissa do que está sendo mostrado no palco.

O mínimo a dizer é que Felipe Hintze (Gregory) e Felipe Ramos (Dennis) estão exuberantes em cena e suas atuações são dignas dos aplausos em cena aberta ocorridos na noite de estreia. As personagens de John (Sidney Santiago Kuanza) e Ethan (Felipe Frazão), apesar de suas importâncias, têm uma participação menor na trama. Sidney Santiago Kuanza tira o melhor partido de todas as suas intervenções, já Felipe Frazão está um ponto abaixo de sua personagem, atuando de forma linear, com pouca movimentação corporal e falando muito baixo, de forma quase inaudível.

Dessa maneira, Luque Daltrozo marca mais um ponto em sua bem sucedida vida de produtor. 

NÉVOA está em pré-estreia neste final de semana de Carnaval no Teatro Vivo. Sábado às 21h e domingo às 18h. A temporada regular vai de 08/03 a 30/03 às terças e quartas às 20h.


26/02/2022

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário