quinta-feira, 28 de abril de 2022

OS CAPULETOS E OS MONTÉQUIOS

Um mês atras escrevi que não era iniciado na linguagem de dança e que não me sentia à vontade para fazer uma análise mais detalhada de Encantado da Lia Rodrigues Cia.de Dança, mas que não podia me furtar a descrever a beleza que o espetáculo me havia proporcionado.

Volto a sentir a mesma coisa em relação à linguagem operística e à esplêndida Os Capuletos e os Montéquios, ora em cartaz no icônico e belo Theatro São Pedro.

Tudo funciona perfeitamente na montagem.

A ópera de Vincenzo Bellini (1801-1835), que eu não conhecia, composta em 1830 tem libreto original de Felice Romani (1788-1865) que difere bastante da obra de Shakespeare e a música do compositor é bela e fácil de ser absorvida, com arias e cenas corais sempre com finais retumbantes que fazem com que o público aplauda a cada dez minutos. Cabe notar que não me agrada esse costume comum nas óperas e nos musicais que, para mim, quebra o clima emocional despertado pela trama.

É sempre bem-vinda a criativa transgressão do diretor cênico Antonio Araújo que se faz presente, principalmente, na abertura da ópera, na intrigante cenografia assinada por André Cortez e Carol Bucek que divide a plateia do teatro por meio de uma cerca de arame farpado e reproduz no palco muros pichados e na condução da trama por meios bastante originais.

Na interpretação são excelentes as intervenções do coro masculino (Coral Jovem do Estado), de Anibal Mancini (Teobaldo), Anderson Barbosa (Capello, pai de Giulietta) e Douglas Hann (excelente como Lorenzo, aqui transformado de frei em uma espécie de médico).

Carla Contini tem voz bonita e suave e bela presença como Giulietta.

E um vasto HURRAH!!! para Denise de Freitas que nos leva às alturas com a sua Romeu. Mais um marcante trabalho na carreira dessa magnífica cantora que pode preencher um estádio com sua poderosa voz.

A impecável Orquestra do Theatro São Pedro é regida por Alessandro Sangiorgi, que também faz a direção musical.

Repito que não há a menor pretensão crítica nesta matéria cujo único objetivo é testemunhar o grande prazer que foi assistir a Os Capuletos e os Montéquios. 

28/04/2022

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário