domingo, 24 de abril de 2022

O CHÃO DE DENTRO É MINHA TERRA

 

Conciso, atual, engajado, coerente, urgente e sintético foram alguns dos adjetivos dos quais me vali na época para definir as principais qualidades do espetáculo. Colocados na vertical, suas primeiras letras formam o título da peça ‘Caecus’ que em latim significa cegos.

        ......................................................................................  

        Estamos em 2020 em plena pandemia provocada pelo novo corona vírus. Os ensaios do novo espetáculo ‘O Chão de Dentro É Minha Terra’ tiveram que ser interrompidos. Este novo trabalho volta-se para o movimento dos sem-terra (MST) e do campesinato no país, expondo, segundo o grupo, “áreas latifundiárias improdutivas e a expansão desarcebada do agronegócio”. Como se percebe trata-se de mais um trabalho militante do grupo que, com certeza, merecerá os adjetivos que qualificaram seu trabalho anterior.

        Nosso teatro precisa de artistas militantes que lutem por um Brasil melhor. Longa vida a Los Puercos!”

        Esse texto faz parte de matéria que escrevi em maio de 2020 sobre as atividades da Cia. Los Puercos.

Abril de 2022: tive a oportunidade de assistir ontem à montagem do espetáculo idealizado há mais de dois anos.

        Trata-se de produção com cenário e figurinos de Marcos Valadão bastante simples e coerentes com o tema tratado.

        A dramaturgia assinada por toda a companhia talvez seja, no meu modo de ver, concisa e sintética demais, mas bastante atual, engajada, coerente e engajada, isso para utilizar os mesmos adjetivos que me vali para definir o espetáculo anterior do grupo. Cenas ficcionais são entremeadas com dados estatísticos sobre o assunto e depoimentos dos sem-terra, no melhor estilo do teatro documentário; mas um recheio maior que costurasse e aprofundasse os assuntos seria algo muito positivo para o resultado final.

        Giovana Marcomini e Nathalia Nigro voltam a atuar juntas depois de A Oração e Eluane Fagundes e Felipe Lima formam o elenco masculino. Interpretam e cantam bem, auxiliados pela energia do músico Henrique Vitorino que não fala, mas demostra bastante energia com suas expressões faciais.

        Para o bem e para o mal, a montagem dirigida por Luiz Campos tem um ar dos espetáculos engajados e militantes muito em voga nos anos cruciais da ditadura militar, afinal vivemos hoje uma época tão desastrosa e perigosa como aquela dos anos 1960/1970.

        Programa impresso com sinopse e ficha técnica do espetáculo é fornecido para o público, servindo de exemplo para essas produções com muito maiores recursos e que insistem em disponibilizar programas apenas com acesso por meio dos execráveis QRcode!!

        O CHÂO DE DENTRO É MINHA TERRA está em cartaz na SP Escola de Teatro até o próximo domingo, dia 1º de maio com sessões às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h.

        24/04/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário