segunda-feira, 4 de abril de 2022

PÉRSIA

 

 

É sempre um prazer ir ao aconchegante Espaço Sobrevento: ser recebido carinhosamente pelos integrantes do grupo e curtir a sala de espera, agora decorada com uma bela pintura cobrindo totalmente uma das paredes. Para ser completa, só falta uma cafeteria em um dos cantos dessa sala.

Mas vamos ao principal:

A dramaturgia de Pérsia, a nova montagem do notável Grupo Sobrevento, segue o mesmo esquema de Noite, a encenação anterior do grupo. Enquanto a dramaturgia de Noite era calcada nos relatos de anônimos vizinhos da sede do grupo, Pérsia se baseia nos depoimentos de iranianos que imigraram para o Brasil e relatos do próprio grupo. A encenação resultante é mais uma vez belíssima e plena de humanidade.

Em um ambiente árido que pode remeter tanto ao deserto iraniano como ao sertão nordestino há uma árvore seca em torno da qual vai se desenvolver toda a ação da peça. Essa dualidade Irã-Brasil se reflete não só no cenário, mas nos textos, nas músicas e nos instrumentos musicais utilizados.

Sandra Vargas assina a dramaturgia do espetáculo que consiste na edição e na costura dos depoimentos recolhidos e é também responsável pela direção junto com Luiz André Cherubini.

A poesia resultante de relatos muitas vezes dolorosos é um dos grandes méritos da presente encenação do Sobrevento. Só mais um porque o espetáculo tem muitos: desde os deslumbrantes figurinos do estilista João Pimenta, passando pelo significativo cenário já citado de autoria de Luiz André Cherubini e Mandy, pelos poucos, mas importantíssimos, objetos utilizados em cena (casinhas com significados fundamentais para a trama), pelos sons criados pelos originais instrumentos musicais (direção musical de William Guedes) e pelo harmonioso e talentoso elenco.

Foto de Marco Aurélio Olímpio

De maneira delicada e respeitosa, três atrizes e três atores narram fatos vividos pelos imigrantes iranianos tanto na sua terra distante e saudosa como na sua vivência como estrangeiros numa terra “aparentemente” amistosa e livre como o Brasil.

Não há destaques no elenco formado por Liana Yuri, Sandra Vargas, Sueli Andrade, Daniel Viana, Luiz André Cherubini e Maurício Santana, sendo que cada um tem seu importante momento solo. A harmonia interpretativa é mais um mérito da montagem. 

PÉRSIA está em cartaz no Espaço Sobrevento, Rua Coronel Albino Bairão, 42 (próximo ao metrô Bresser) até 1º de maio com sessões às sextas e sábados às 20h30 e aos domingos às 20h.

Gratuito. Reservas pelo e mail: info@sobrevento.com.br 

04/04/2022  

Nenhum comentário:

Postar um comentário