terça-feira, 5 de abril de 2022

O TEATRO PAULO EIRÓ e a MISSA LEIGA

 

1.   O TEATRO

Domingo foi o dia de (re)conhecer um viçoso velho senhor de 65 anos que voltou a brilhar nas plagas de Santo Amaro. Trata-se do Teatro Paulo Eiró. A última vez que lá estive foi em 2004 quando aconteceu a memorável ocupação pela Fraternal Cia. de Artes e Malasartes. Após períodos turbulentos de fechamento e reformas o espaço foi reinaugurado em 2015 e apresenta-se hoje como um dos melhores e mais bonitos teatros de São Paulo, ostentando em seu belo jardim frontal um significativo e enorme mural homenageando o poeta santamarense Paulo Eiró (1856-1871) que dá nome ao teatro.


Cabe lembrar que o edifício foi projetado pelo arquiteto Roberto Tibau (1924-2003), autor também dos projetos dos teatros João Caetano e Arthur Azevedo.

Esse belo teatro que fica a duas quadras da estação de metrô Adolfo Pinheiro precisa ser ocupado por produções que chamem público, para assim tornar-se novamente um ponto importante da cultura paulistana.

Foto de Fernanda A. Procópio

2.   MISSA LEIGA

A Missa Leiga de Chico de Assis (1933-2015) infelizmente não envelheceu tão bem como o teatro que a hospeda no momento. Escrita e encenada há 50 anos (1972), se na época ficou famosa e popular mais pela polêmica criada pela proibição de ser encenada nas igrejas do que por seus méritos, hoje se apresenta desatualizada, apesar de algumas referências contemporâneas introduzidas pelo encenador.

Marcio Boaro faz uma reverente e fiel releitura do texto, mantendo a estrutura e as músicas (de Cláudio Petraglia) originais. Destacam-se os simples, bonitos e elegantes figurinos criados por Kleber Montanheiro, todos em cores que remetem à terra de onde viemos e para onde vamos e a linda concepção de luz de Luciana Silva.

As atrizes e atores que formam o elenco (16) deslocam-se pelo palco criando bonitas cenas de conjunto. Três músicos acompanham o elenco na interpretação das canções.

Infelizmente, ainda como eco da pandemia, o elenco trabalha com máscaras, fato que enfeia sobremaneira a cena, além de dificultar a compreensão do texto. 

MISSA LEIGA segue em cartaz no Teatro Paulo Eiró até 10/04, transferindo-se para o Teatro Arthur Azevedo de 14 a 24/04 e de 05 a 08/05.

Horários nos dois teatros: de quinta a sábado às 21h e aos domingos às 19h.



 

05/04/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário