segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

DOCUMENTÁRIOS SOBRE TEATRO 2020


        Cinema? Televisão? Teatro? Tudo isso e muito mais e não resta a menor dúvida que o maior beneficiário dos documentários sobre os quais vou discorrer é o nosso glorioso e amado teatro.

        O maior evento ocorrido nesse formato foi a série CENA INQUIETA da qual se tratará a seguir, mas não podemos esquecer de outros dois, de menor proporção, mas não menos importantes:

PROTAGONISTAS INVISÍVEIS

 Criado por André Grecco e dirigido por Adriana S. Lopes onde foram focalizados 14 profissionais de teatro como cenotécnicos, maquinistas, contrarregras, operadores de som e luz, camareiras e diretores de palco, elementos que na maioria das vezes são ignorados pelo público, mas sem os quais, autores, diretores e elenco, com certeza, deixariam de brilhar. Os episódios com cerca de 25 minutos estão sendo apresentados no canal Arte 1 aos domingos às 21h. 

HISTÓRIA RECENTE

 

 Trata-se de mini documentários com cerca de cinco minutos idealizados pela Secretaria Municipal de Cultura e dirigidos por André Canto e Gabriel Miziara focalizando 22 importantes espaços teatrais da cidade de São Paulo. Os episódios foram veiculados a partir da Virada Cultural e podem ser visitados via Facebook. 

CENA INQUIETA

 Série de 26 episódios com cerca de 55 minutos veiculados pelo canal SESCTV às quintas feiras às 23h. Dirigida pelo cineasta Toni Venturi com curadoria de Silvana Garcia a série foca o teatro de grupo/alternativo realizado no Brasil e gira em torno de três eixos: teatro negro, teatro sócio-político e teatro de gênero, mas como declara o diretor “os trabalhos dos grupos se imbricam: qual o teatro negro ou de gênero que não é político?”

No meu modo de ver CENA INQUIETA foi o mais importante acontecimento teatral deste turbulento ano de 2020 e aquele que mais contribuiu para o fazer teatral e a divulgação do teatro de grupo, setor em geral ignorado pela mídia.

Foram apresentados relatos e cenas de espetáculos de 55 grupos dos estados de São Paulo (32), Rio de Janeiro (8), Belo Horizonte (5), Salvador (5) e Recife (5). Em relação aos eixos a distribuição foi a seguinte: Teatro sócio-político (21), Teatro de gênero (19) e Teatro Negro (15).

Não há como negar que muitos grupos importantes não foram contemplados e que houve concentração em apenas cinco capitais deste imenso Brasil, mas como diz um antigo provérbio “uma grande caminhada se inicia com o primeiro passo”. E este primeiro passo é a pedra basilar desse importante projeto que há de ter continuidade. Atenção SESC! Urge planejar uma segunda temporada de CENA INQUIETA!

Além da incontestável importância do conteúdo, belos planos fazem notável equilíbrio entre ele e a forma provando que a linguagem cinematográfica pode contribuir para mostrar a linguagem teatral. Outro ponto forte da edição do programa é a mesclagem harmoniosa de cenas de cada grupo criando um dinamismo que evita a monotonia da linearidade.

CENA INQUIETA é importante documento sobre o teatro contemporâneo de grupo e deve fazer parte do currículo de todas escolas de teatro do país. O exemplo desses jovens que sem muitos recursos e mesmo enfrentando toda sorte de preconceitos e dificuldades realizam teatro experimental militante da melhor qualidade precisa ser mostrado e servir de exemplo para aqueles que pretendem abraçar essa profissão tão ingrata, mas tão apaixonante.

CENA INQUIETA revela o olhar de um cineasta e de uma equipe que entendem e amam o teatro, mostrando também a importância do SESC na realização de projetos que incentivam a cultura brasileira.

 

Volto a repetir: A SÉRIE “CENA INQUIETA” FOI O MAIS IMPORTANTE EVENTO TEATRAL DO ANO 2020 E PRECISA SER RECONHECIDA POR ISSO!

 

14/12/2020

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário