sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

PAIDEIA, CLARICE e LOS LOBOS BOBOS – TARDE DE GRANDES EMOÇÔES

 

Introdução necessária

Em março de 2019 na festa de entrega do Prêmio Shell 2018 conheci Aglaia Pusch  e Amauri Falseti da Paideia Associação Cultural, vencedores na categoria“Inovação” “pela relevância de seu trabalho na formação de plateia com intercâmbios nacionais e internacionais”, segundo os jurados do prêmio.

Batemos um papo muito agradável e eu, mesmo sabedor das atividades e fama da Paideia, por incrível que pareça e apesar de todas as minhas andanças pelos espaços teatrais da cidade, nunca tinha estado lá. Amauri muito simpático e receptivo insistiu para eu ir visita-los, mas um ano e meio se passou e eu não fui à Paideia.

Dezembro de 2020. As queridas e os queridos de Los Lobos Bobos iam apresentar Pescadora de Ilusão na Paideia e me convidaram para ir vê-los. A apresentação fez parte do XIV Festival Internacional Para a infância e Juventude – Uma Janela Para a Utopia-, organizado pela Paideia em plena pandemia, mas atendendo a todos os protocolos de segurança contra a covid 19, com espetáculos on line e também com a presença de público.

Completando os fatos, a peça seria apresentada no dia 10 de dezembro, data que se comemorava os cem anos do nascimento de Clarice Lispector.

Essa tríade irresistível me fez tomar coragem para sair de casa devidamente mascarado, pegar um 99 e me dirigir à Paideia, que além de tudo, fica relativamente perto da minha casa. 

Aqui começam as emoções 

A fachada da Paideia é linda e convidativa.

Fui recebido com muito carinho por Amauri da Paideia e GepeteanH de Los Lobos Bobos.

Amauri percorreu comigo as dependências do espaço. Tudo muito bem organizado com salas de teatro bem equipadas, um imenso galpão, quintal/jardim com parreiras de uva e árvores frutíferas, biblioteca, sala de cenografia, uma cozinha comunitária em construção, uma casa para alojar companhias estrangeiras ou de outros estados que venham a se apresentar no espaço e tantas outras coisas que a memória deste perplexo visitante não conseguiu guardar. Esse espaço, pertencente à Prefeitura, é ocupado pela Associação há 14 anos, apresentando espetáculos para crianças e jovens da região, objetivando a difusão de cultura e a formação de público. Premiada nacional e internacionalmente, muito se poderia escrever sobre a Paideia, mas isso é uma outra história que fica para uma outra vez!

17 horas! Hora de início do espetáculo que seria apresentado ao vivo para nós, privilegiados espectadores, e também virtualmente.

Foi muito bom rever Pescadora de Ilusão depois de três anos e meio (assisti em julho de 2017 junto com minha netinha Laura, xará da galinha de Clarice). A montagem continua redondinha e muito fiel à obra de Clarice Lispector. A exuberante e engraçada Carol Badra compartilha a cena com a ótima Badu Morais que substituiu Kátia Daher/Mel Lisboa. Carol falou ao final do espetáculo da emoção de fazer o espetáculo com presença de público e disso acontecer no dia do centenário de Clarice Lispector.

Um bate papo sobre Clarice coroou esse dia, dia esse daqueles para se pôr no bolso da memória e sacar quando bate aquela tristezinha que nos acomete de vez em quando.

Que dia, minha gente!

Meus agradecimentos  para a Paideia, para Los Lobos Bobos e, é claro, para Clarice Lispector.

 

11/12/2020

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário