quinta-feira, 1 de julho de 2021

TUDO SOBRE UM PROGRAMA

 

Eu sou realmente um cara sortudo.

É do conhecimento de todos que tenho um acervo de cerca de 4000 programas de teatro, não só daqueles espetáculos a que assisti a partir de 1964, como também daqueles cujos programas recebi em doação por obra de amigos sabedores do meu acervo. Neste segundo caso incluem-se muitos programas do Teatro Brasileiro de Comédia, do Teatro Maria Della Costa (recebi o programa convite da peça de inauguração desse teatro – O Canto da Cotovia -), do Teatro de Arena, do Teatro Oficina, da Cia Nydia Licia- Sérgio Cardoso, da Cia. Tônia-Celi-Autran, da Cia. Cacilda Becker e também de algumas peças dos palcos cariocas.

Meu acervo também inclui os exemplares do Guia OFF.

Junto com livros e recortes de jornais e revistas, esse material é valiosíssimo para minhas pesquisas teatrais e para os bancos de dados criados a partir dessas pesquisas.

Por gentileza de Celso Curi e Wesley Kawaai venho aos poucos preenchendo as lacunas que haviam nos Guias OFF.

Há cerca de três anos recebi uma valiosa doação de André Garolli. Dos 2000 programas doados, separei 300 que não constavam do meu acervo e os restantes doei, com o consentimento de Garolli, para a Cia. Mungunzá de Teatro, aos cuidados de Lucas Beda.

Fazia parte dessa preciosa doação, o programa da peça A Luta Secreta de Maria da Encarnação de Gianfrancesco Guarnieri, apresentada em 2001 no Teatro Sérgio Cardoso. Programa belíssimo, quase um livro em grande formato com matérias e fotos sobre o teatro brasileiro. Infelizmente o programa havia sido molhado e boa parte dele tinha páginas rasgadas ou coladas de tal forma que era impossível manipulá-lo.

 Procurando uma maneira de conseguir outro exemplar da peça, olhei a ficha técnica da mesma e encontrei o nome do meu querido Evill Rebouças que fez parte do elenco e o contatei para verificar se ele ou outra pessoa teria uma duplicata do mesmo. Com a gentileza que lhe é peculiar Evill acabou achando um segundo exemplar entre seus guardados e me enviou. O tesouro chegou hoje pelo Correio!


Sou ou não sou um cara sortudo?

Agora só falta eu conseguir os programas cariocas de O Mambembe, primeira encenação do Teatro dos Sete (1959) e de Filomena Marturano, última peça interpretada por Yara Amaral em 1988. Para isso conto com a boa vontade dos meus amigos Daniel Marano e Gilberto Bartholo.

O TEATRO NOS UNE

O TEATRO NOS TORNA FORTES

VIVA O TEATRO! 

01/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário