terça-feira, 31 de agosto de 2021

ELIS E ABU

 

A aula começa. Estou precisando de nota nessa matéria. A professora Cecília vai apresentar um tema para redação. Seus temas são sempre muito complexos e muitas vezes perdemos nota pelo fato de não saber muito sobre o tema. A forma e o português são importantes, mas o conteúdo tem peso ainda maior na nota.

A professora abre seu diário de classe e indica:

- O tema de hoje é “Elis e Abujamra”.

Em um primeiro momento eu vibro, afinal tenho conhecimento bastante grande sobre Elis Regina e até que razoável sobre o diretor teatral Antônio Abujamra, mas o que um tem a ver com o outro? Ao que eu saiba eles nunca sequer se encontraram.

- Vocês têm o tempo da aula (50 minutos) para desenvolver a redação.

Corrida contra o tempo. Resolvi começar escrevendo separadamente sobre cada um e ao final eu junto.

Elis foi fácil. Sei de cor até os dias em que ela nasceu (17) e morreu (19), meses e anos nem se fala (março de 1945) e (janeiro de 1982). Começo a escrever desenfreadamente sobre sua vida desde os tempos do Clube do Guri em Porto Alegre até o fatídico dia em que faleceu, passando pela carreira, pelos shows, pelos discos, pelos companheiros e pelos filhos. Em menos de dez minutos eu já tenho o perfil de Elis rascunhado.

Parto para Abujamra. Sei um pouco sobre sua carreira: o estágio na Europa no início de carreira, o Grupo Decisão, Os Fodidos Privilegiados, o trabalho com a companhia de Nicette Bruno e Paulo Goulart... (Puxa! Não há nenhum livro com sua biografia!) ... Recorro ao Google: Nasceu em Ourinhos em 15/09/1932 e morreu em São Paulo enquanto dormia em 28/04/2015. Fez muito teatro e muita televisão e era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor ácido e crítico em relação aos tabus sociais” . Pouco, mas o suficiente para desenvolver a segunda parte da redação que é a relação dele com Elis.

Tudo isso está rascunhado, preciso passar a limpo. Já passaram mais 15 minutos. Tenho meia hora para completar o trabalho.

Vasculho minha mochila e vejo que não tenho papel almaço para o trabalho final. Começo a ficar inquieto:

- Alguém tem papel para me ceder?

O Edu, colega de classe, vem em meu socorro e me oferece umas folhas muito amassadas que parecem aquele papel em que se embrulhava o filão de pão antigamente. É o que eu tenho para o momento.

Pego a primeira folha e escrevo o título: “Elis e Cesar”!!! Caio na real, não era Cesar. Descarto a folha e pego desesperadamente outra na qual escrevo corretamente “Elis e Abu”. Resolvi utilizar o apelido Abu, como o diretor era carinhosamente tratado pela classe teatral.

A professora Cecília já começa a ameaçar:

- Faltam 15 minutos. Eu não vou dar tolerância. Pois dou aula em outra classe logo em seguida.

Pavor!!! O que a Elis pode ter em comum com o Abu?? Aí me surge uma ideia verdadeiramente luminosa:

- Eureka! Elis foi dirigida em seus shows, entre outros, por Myrian Muniz (Falso Brilhante) e Ademar Guerra (Saudade do Brasil), por que não poderia ser dirigida por Abu no show imaginário que faz parte da minha redação?

Achada a solução começo a pensar como seriam os ensaios e a relação entre essas duas figuras irreverentes, com humor ácido e muito críticas. Some-se a isso a impetuosidade de ambos. Foi me dando uma comichão e acho que vou arrasar com essa redação, já pensando no título que terá o show.

Vamos lá, mãos à obra!! O título ... o título ... 

Sobressalto! Acordo! Que pena, foi tudo um sonho... 

Em tempo: Esse sonho ocorreu na madrugada do dia 31 de agosto de 2021, nele a professora era minha amiga Cecília Carmen Jacintho Andrade (trabalhamos na mesma época no Instituto de Tecnologia Mauá) e meu colega de classe era o Edu Brisa, amigo e companheiro da área teatral. 

E não é que agora eu só fico pensando como seria esse show da Elis dirigido pelo Abujamra!!

E qual seu título?

Alguém tem uma sugestão?? 

31/08/2021

 

 

4 comentários:

  1. Que maravilha de peça Zé. Amei. O título tem tantas possibilidades, "Irreverência me representa", "Elis e Abu, uma aula em cena", "os sonhos mais lindos..."

    ResponderExcluir
  2. Cetra querido, adorei seu sonho!!! Existe uma biografia feita por Ida Vicenzia sobre o Abujamra, chamada "Calendário de Pedra". Acabei de comprar o meu com a própria autora. Beijo grande! Ahh já estava me esquecendo... Uma sugestão para esse show da Elis dirigida pelo Abu poderia ser: "Ai de nós, Elis!"

    ResponderExcluir
  3. Cetra querido, que riqueza de repertório há vivo em vc, e se manifesta de forma tão criativa! Escreva mais, sonhe acordado com essa dupla, Pimenta Irreverente...

    ResponderExcluir