“Dicen que no tengo duelo, llorona
Porque no me ven llorar
Hay muertos que no hacen ruido, llorona
Y es mas grande su penar”
(Folclore mexicano)
Era uma vez mais um grupo mineiro que
chegou a São Paulo para nos surpreender e nos encantar...
O coletivo “Las Choronas
Companheiras Teatrais” chegou de leve na cidade, bem ao estilo mineiro, e
trouxe essa caixinha de surpresas chamada “Las Choronas” que se abre com belo
número do intérprete de libras (Uziel Ferreira) e vai se desdobrando em cenas e
imagens que desafiam a imaginação dos espectadores.
Dar aqui uma descrição dessas cenas
seria tirar o prazer da descoberta para quem ainda vai assistir ao espetáculo.
O jovem dramaturgo Byron O’Neill (ele é
mineiro da gema, apesar do nome) dirige o espetáculo de maneira harmoniosa e
bela mesclando números de e com bonecos, cenas interpretadas só pelo elenco,
cenas cantadas e dançadas.
Samuel Beckett e David Lynch
comparecem ao lado de Cauby Peixoto e Janis Joplin criando um clima surreal com
toques de absurdo sem que nenhum se importe com a presença do outro e o
resultado além de muito instigante é bastante belo em função da cenografia e
figurinos de Eduardo Felix e da criação de luz por Marina Arthuzzi e Wellington
Santos.
O excelente elenco é formado por:
- Carol Oliveira e Liz Schrickte que
passam com muito estilo de bonecas a bonequeiras sem pedir licença
- Aurora Majnoni que nos olha do alto
cantando e manipulando belas asas vermelhas
- Joyce Malta que ri muito para depois
chorar com a mesma intensidade
- Eduardo Felix que interage com o
boneco Elaino com a mesma mestria que dubla Cauby cantando “Camarim”.
- Tom Farato faz um número de dança incrivelmente belo e enigmático
Foto:Lina Mintz- Uziel Ferreira acompanha todo o
espetáculo como intérprete de libras.
O espetáculo termina apoteoticamente com
todo o elenco no palco ao som de “Cry Baby” com Janis Joplin.
Pedir mais seria gulodice!
Repito que “Las Choronas” surpreende e
encanta simultaneamente.
Em cartaz no CCBB até 27/07. Quinta,
sexta e segunda, 19h / Sábado e domingo, 18h.
CORRA!!!
28/06/2026







Nenhum comentário:
Postar um comentário