segunda-feira, 22 de agosto de 2022

DESMASCARADOS

 

Foto de Maria Clara Diniz 

O que Oswald de Andrade pensaria do Brasil de hoje e como estariam se comportando seus personagens neste país ainda mais descontrolado do que há 85 anos, quando O Rei da Vela foi escrito? A Bendita Trupe não teve dúvidas trazendo o homem de volta para ele se indignar e dar a sua opinião.

O espetáculo Desmascarados revela no seu subtítulo ao que veio: Uma (des)homenagem aos Reis da Vela do Século XXI. Trata-se, sim, de uma (des)homenagem, pois como seria possível louvar Abelardos e Heloisas de Lesbos que se tornaram ainda mais agressivos e predadores?

O espetáculo é resultado de muita pesquisa sobre as duas épocas (1937 e 2022), sobre o modernismo e a semana de 22, além, especificamente, sobre Oswald de Andrade e O Rei da Vela. Além disso o grupo consultou especialistas de circo, de circo-teatro e de outras áreas interessantes a este vasto painel ora apresentado. (O programa da peça apresenta em detalhes o processo de concepção de Desmascarados).

A guerreira Johana Albuquerque conduziu o processo colaborativo que resultou no texto do espetáculo que tem sua sempre criativa e transgressora tradução cênica.

A encenação é uma festa antropofágica e o elenco parece se divertir muito, principalmente, na cena que demole e reconstrói o segundo ato do original. Da Ilha de Paquetá de 1937 o grupo foi passar as férias no Amazonas de 2022 e o americano Mr. Jones (Fernanda D’Umbra impagável!) continua a comandar o business. Remodelados aqui comparecem Dona Cesarina (Cris Lozano), Dona Poloquinha (Silvia Suzy), João dos Divãs (Marun Reis), Totó Fruta do Conde (Jaime Brando, curiosamente sem o gestual efeminado do original) e. é claro, Abelardo (Marcelo Villas Boas ótimo) e Vera Bonilha (Heloisa).

A destacar a participação de Sérgio Pardal como o revolucionário Pinote, de Joca Andreazza como o Bufão do prólogo da encenação e como o intragável Belarmino e a brilhante composição do camaleônico Luciano Gatti como o falecido/ressuscitado Oswald de Andrade.

As músicas são tocadas ao vivo por um trio de músicos sendo que dois deles também participam de algumas cenas.

É muito bem-vinda a participação de atores e técnicos bolsistas que foram selecionados para o projeto.

A ficha técnica inclui respeitáveis profissionais como Julio Dojscar (cenografia), Aline Santini (desenho de luz), Silvana Marcondes (deliciosos figurinos), Pedro Birenbaum (direção musical), Renata Melo (orientação corporal) e Leopoldo Pacheco (visagismo). Como se pode notar a produção não poupou esforços para a realização do espetáculo dignamente regido por Johana Albuquerque. 

DESMASCARADOS está em cartaz no Teatro de Contêiner até 18/09 com sessões de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 19h.

22/08/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário