domingo, 14 de agosto de 2022

O DEUS DE SPINOZA

 

Havia certa resistência de minha parte em assistir a O Deus de Spinoza supondo se tratar de espetáculo árido haja vista o assunto tratado. Ledo engano! A encenação de Luiz Amorim é bastante dinâmica, lúdica e teatral oferecendo uma boa visão do pensamento de Baruch Spinoza (1632-1677), filósofo racionalista holandês.

A peça é dividida em duas partes. A primeira se passa em uma sinagoga em Amsterdam onde rabinos avaliam, julgam e acabam excomungando Spinoza em razão dos seus conceitos de Deus, natureza e substância. Na segunda o cenário é o aposento do filósofo no exílio onde ele confabula e discute seus princípios com seu editor Jan Rieuwertz.

Se na segunda parte há uma imersão mais profunda nos pensamentos de Spinoza, na primeira a dramaturgia assinada por Régis de Oliveira ressente-se, em termos dramáticos, de maior confronto entre os rabinos e o filósofo onde ele praticamente só ouve os argumentos dos primeiros. Um maior conflito entre as partes faria muito bem ao texto e ao espetáculo.

Luiz Amorim realiza espetáculo digno e belo, valendo-se da criativa iluminação de César Pivetti, dos belos figurinos (mais uma excelente criação de João Pimenta), da excelente trilha sonora composta de canções ladinas do século XVII muito bem executadas ao vivo por Marcus Veríssimo, Gabriel Ferrara e Margot Lohn (uma linda voz!) e, é claro, do ótimo elenco.

Amorim, Roberto Borenstein e David Kullock interpretam os três rabinos com bastante propriedade estando no meio do público desde a abertura da sala de espetáculos.

Mateus Carrieri tem ótima participação como o editor Jan Rieuwertz que também faz as vezes de narrador da trama.

Bruno Perillo é a estrela da noite como o protagonista Spinoza e se fisicamente ele se pareça mais com o ator Daniel Day-Lewis, sua composição convence plenamente como o filósofo holandês. As colocações que ele faz diretamente ao público provocam interessante efeito de distanciamento que induzem à reflexão sobre o assunto.

Nestes tempos em que se coloca como dogma “Deus acima de todos” é muito bom e oportuno ouvir o que Spinoza diz a respeito.


O DEUS DE SPINOZA está em cartaz no Teatro Itália Bandeirantes até 02 de setembro às quartas e quintas às 20h.

 

13/08/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário