segunda-feira, 1 de agosto de 2022

A SEMENTE DA ROMÃ - PRESENCIAL

 

Foi em novembro de 2020, em plena pandemia, que me emocionei com a versão virtual desta peça de Luís Alberto de Abreu.

Quem tiver interesse e quiser ler a matéria que escrevi a respeito dessa versão acesse:

https://palcopaulistano.blogspot.com/2020/11/a-semente-da-roma.html

Foi há um ano e meio e muita água passou debaixo da ponte nesse período: o nosso querido Serginho Mamberti tomou a barca em setembro de 2021, a pandemia arrefeceu, mas não acabou e esse maldito governo se mostrou ainda mais maléfico e destruidor do que se previa.


Para a versão presencial da peça em julho de 2022 Abreu fez atualizações criando o personagem Raul (Antonio Petrin sempre ótimo) que está substituindo Guilherme (Mamberti) que faleceu. A maravilhosa e muito bela Maria Manoella substitui Lavínia Pannunzio no papel de Tônia, além disso os encenadores Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez fizeram várias inserções de imagens de Sérgio Mamberti (momentos verdadeiramente emocionantes do espetáculo) e de cenas da vida teatral paulistana por meio da importante pesquisa videográfica realizada por Alvaro Machado.

O resultado é uma belíssima homenagem não só a Sérgio Mamberti, mas à memória do teatro brasileiro.

Os espectadores utilizam fones de ouvido durante toda a apresentação e além de ouvir o que dizem os personagens da peça, ouvem também ecos da Rússia do final do século XIX nas falas dos intérpretes de As Três Irmãs que está sendo apresentada na outra plateia do teatro do SESC Pompeia.

É muita emoção e esta se materializa em lágrimas na cena em que Raul pede um abraço para Ariela, vivida pela grande Walderez de Barros que também é responsável pela cena final quando lê o belíssimo texto O Ator de Plínio Marcos.

Além do imenso prazer de ver Walderez e Petrin em cena, Ondina Clais (Katia), Maria Manoella (Tônia), Eduardo Estrela (Augusto) e João Vasconcellos (Dion) engrandecem ainda mais esse novo e bem vindo trabalho de Luís Alberto de Abreu dirigido com maestria e muito amor por Marina Tenório e Ruy Cortez.

Mais do que nunca a Companhia Memória faz jus a seu nome:

VIVA A MEMÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO! 

Agora só resta a ansiedade de aguardar até o próximo domingo para assistir a As Três Irmãs na outra plateia do teatro, enquanto o elenco estará cochichando na coxia do teatro, que é o cenário dessa maravilhosa A Semente da Romã. HAJA EMOÇÃO!

A estrutura do teatro SESC Pompeia é a ideal, e talvez a única dentre os teatros paulistanos, com condições de abrigar esse IMPORTANTÍSSIMO projeto, por isso seria muito bom se houvesse uma prorrogação da temporada nesse espaço. (A temporada esta prevista para terminar no próximo domingo, dia 07/08, o que é uma grande pena).

Ah! O programa impresso é lindo, além de muito informativo.

01/08/2022

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário