sábado, 27 de agosto de 2022

MOSCOU PARA PRINCIPIANTES

Foto de MaGon

Quem lê o texto da peça Moscou Para Principiantes de Aline Filócomo pode avaliar a complexidade do mesmo para quem pretende fazer a sua tradução cênica. Aline resolveu tomar para si própria o desafio e dirigiu a peça ora em cartaz no TUSP de maneira extremamente criativa e também bastante complexa, algo realmente surpreendente quando se sabe que se trata, praticamente, do primeiro trabalho da atriz como dramaturga e diretora.

Revelar detalhes dessa excelente e instigante montagem seria dar uma de desmancha prazer, não permitindo ao futuro espectador as surpresas que o seu desenrolar oferece. Como um jogo de quebra cabeças, as peças vão se encaixando por meio das ótimas performances das três atrizes que interpretam personagens simplesmente denominadas como “a da esquerda”, “a do meio” e “a da direita”.

A presença do teatro intimista de Tchekhov através das inúmeras referências à peça As Três Irmãs se mescla com aquele de Beckett temperado com pitadas do humor de Ionesco, ambos representantes do assim chamado teatro do absurdo. Aline sabe fazer essa mistura de maneira harmoniosa e saborosa.

Tanto o texto como a encenação de Moscou Para Principiantes exigem muitíssimo de suas intérpretes e Paula Arruda, Natacha Dias e Rita Grillo estão não menos que brilhantes em suas milimétricas intervenções.

O cenário e a iluminação de Marisa Bentivegna acompanham e complementam “vertiginosamente” a narrativa proposta pela encenadora.

Foto de MaGon

Os detalhes da encenação exigem muito do olhar, da atenção e da inteligência do espectador que se piscar o olho durante a avalanche de falas e de situações é capaz de perder o fio da meada. Mas existe o fio da meada? Moscou Para Principiantes não é para principiantes! 

MOSCOU PARA PRINCIPIANTES está em cartaz no TUSP até 18 de setembro de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 18h. 

27/08/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário