sábado, 20 de agosto de 2022

ORFÃS DE DINHEIRO

 

Inês Peixoto – Uma atriz em estado de graça

Como é bom ver uma atriz com pleno domínio de seu ofício. Inês Peixoto é plena tanto nos momentos marcantes da peça como nos mínimos detalhes como ao sacudir a água do remo ao tirá-lo da água ou ao tirar o tamanco do pé enquanto espera o seu Mike que na verdade nunca virá. É isso, Inês é PLENA, e é um verdadeiro regalo para a alma vê-la em cena.

O espetáculo reúne três cenas todas elas em torno de um barco que foi roubado pela deliciosa personagem da primeira história, uma mulher que foi vendida para a prostituição ainda menina, mas que soube se vingar de seus algozes. A segunda história mostra uma mulher refugiada com seu bebê no colo à frente de funcionário do serviço de imigração do país no qual pretende entrar. A terceira cena tem toques de humor e trata de uma empregada doméstica solitária que sonha em ter uma casa com marido e máquina de lavar roupa, as alterações no semblante dela quando espera o homem que a engravidou enquanto as luzes se apagam lentamente ficarão para sempre gravadas na memória dos espectadores que aplaudem entusiasticamente a grande atriz nos agradecimentos.

As três personagens criadas por Inês Peixoto são mulheres carentes/dependentes de dinheiro que têm de se submeter às perversas regras da sociedade para poder sobreviver.

Trata-se de espetáculo de rara delicadeza dirigido por Eduardo Moreira de forma simples, mas bastante requintada, tendo em seu apoio o cenário constituído apenas pela canoa projetada por Taísa Campos que é banhada de forma suave pela luz desenhada por Rodrigo Marçal. A trilha sonora assinada por Tiago Pereira (filho de Inês) inclui a belíssima Mortal Loucura de José Miguel Wisnik sobre poema de Gregório de Matos que Inês entoa lindamente na transição da primeira para a segunda cena. A sempre incrível Babaya é responsável pela preparação vocal da atriz.

Já escrevi, mas não custa repetir: Orfãs de Dinheiro é um precioso momento na carreira de Inês Peixoto que brilha no Grupo Galpão desde que nele ingressou em 1992 para interpretar a Sra. Capuleto no sempre lembrado Romeu e Julieta. Por se tratar de um monólogo o público tem o privilégio de apreciar o talento de Inês de maneira integral. Garanto que isso não é pouco!

A única lástima é que o programa é acessível apenas por QR code e, além disso, não se permite a impressão de forma caseira, impossibilitando que um pesquisador tenha pelo menos a ficha técnica do espetáculo para futuros estudos.

 

ORFÃS DE DINHEIRO está em cartaz no Auditório do 3º andar do SESC Pinheiros até 10 de setembro de quinta a sábado às 21h.

ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL

 

Fotos de Arnaldo D’Ávila

 

20/08/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário