sexta-feira, 12 de maio de 2023

SOBREVIVENTE

 

O alinhamento de astros é um fenômeno natural conhecido como conjunção planetária que não ocorre com muita frequência, no teatro pode acontecer algo similar quando astros terrenos (dramaturgo, encenador, elenco) se alinham às sensações e expectativas dos espectadores provocando aquele raro milagre teatral sempre citado por Peter Brook em seus escritos.

Vários desses memoráveis momentos podem ser observados no espetáculo Sobrevivente quando palco e plateia se unem para vivenciar as experiências da excelente atriz Nena Inoue em busca de sua ancestralidade.

Na sua incansável busca, Nena descobriu que além de sua conhecida origem asiática, possui também sangue indígena correndo em suas veias. Mas esses indígenas americanos de onde vieram??

Com o objetivo de apresentar o trabalho na forma de teatro documental, a atriz se uniu ao dramaturgo/encenador potiguar Henrique Fontes que possui vasta experiência nesse tipo de encenação com seu Grupo Carmin, haja vista as memoráveis Jacy e A Invenção do Nordeste, apresentadas nos palcos paulistanos em 2017.

Nena aparece para o público no fundo do teatro cantando Manuelita, la Tortuga uma canção infantil da compositora argentina Maria Elena Walsh que habitou a sua infância.

Após simpática interação com a plateia, Nena sobe ao palco para narrar fatos de sua vida desde a infância na cidade de Cordoba até a incansável procura por sua origem por meio de pesquisas e viagens, nem sempre bem sucedidas, em função do apagamento, intencional ou não, de fatos e documentos que não interessavam à história oficial.

 Para tanto Nena contou com a excelente direção de Henrique Fontes que utiliza vídeos e fotos de pessoas e documentos que são manipulados por Pedro Inoue, filho da atriz, que também participa como ator em algumas cenas.

A ficha técnica inclui a talentosíssima Babaya na direção de texto, Lilian Nakahodo assinando as músicas, cenografia e figurinos de Carla Matzenbacher e iluminação de Marina Arthuzzi.

Todos esses talentos alinham-se aos espectadores criando aquele milagre teatral comentado no início desta matéria. Vá comprová-lo! 

SOBREVIVENTE está em cartaz no Auditório do 3º andar do SESC Pinheiro até 03/06 de quinta a sábado às 20h. 

12/05/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário