sábado, 6 de maio de 2023

AGROPEÇA

 

Coloquei um CD de Cascatinha e Inhana para me inspirar na escrita desta matéria.

Um espetáculo do Teatro da Vertigem é sempre um acontecimento, principalmente depois de vários anos de silêncio: o último trabalho de maior monta do grupo liderado por Antonio Araújo aconteceu há mais de dez anos, em 2012 (Bom Retiro 958 metros).

Para o novo espetáculo Araújo escolheu um tema espinhoso e perigoso: o agronegócio com todo o conservadorismo e reacionarismo a ele inerentes. O encenador opta pela estética da paródia e do deboche para criticar o assunto, mas há sempre o perigo do público se identificar e se divertir com a situação, ao invés de refletir criticamente sobre ela.

Há uma grande distância entre a abertura do processo de montagem (na época com o título de Rodeio) apresentada no Mirada 2022 e o espetáculo agora apresentado no SESC Pompeia.

A principal mudança foi introduzir as personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo na trama. Boa ideia que nem sempre se realiza a contento cenicamente, apesar da eficiência em mostrar Dona Benta como uma exemplar figura do conservadorismo bolsonarista e Emília e Tia Anastacia como as defensoras da liberdade e denunciantes dos preconceitos raciais e de gênero que vicejam naquele ambiente. O texto da peça é de autoria de Marcelino Freire escrito em processo colaborativo com o grupo.

Não é à toa que os melhores momentos interpretativos da montagem estão com as ótimas Andreas Mendes (Dona Benta), Mawusi Tulani (Anastacia) e Tenca Silva (poderosa e absolutamente excepcional como Emília).

 Apesar desses destaques é importante lembrar que todo o elenco é impecável: Lucienne Guedes tem uma excelente cena montada no boi mecânico dizendo um texto apenas com palavras iniciadas com a letra p e o ótimo Vinicius Meloni encarrega-se do personagem de Pedrinho que com certeza vai ganhar maior ritmo ao longo da temporada, principalmente no monólogo inicial com o insuportável tom de voz do Faustão (proposital). André D’Lucca é o Saci, James Turpin é o Visconde de Sabugosa e Paulo Arcuri encarrega-se do asqueroso Coronel Teodorico. Os músicos em cena são Lisi Andrade e Ricardo Saldanha.

O espaço cênico concebido por Antonio Araújo reproduz uma arena de rodeio com direito a muita terra, feno, cercas e até o já citado boi mecânico.

Trilha sonora totalmente articulada com o ambiente da peça assinada por Dan Maia.

AGROPEÇA fica em cartaz No SESC Pompeia até 04/06 com sessões de quarta a sábado às 20h e aos domingos às 17h. No dia 30/05 (terça) haverá sessão às 20h.

 

05/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário